Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS firma protocolo de intenções com o governo do Estado para implantação da REDESIM

04/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Assinatura ocorreu durante seminário Brasil Mais Simples, em Porto Alegre

Da Redação

Parceria firmada entre o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, e o presidente do CDE do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto. (Foto: Fagner Almeida)

Porto Alegre – O SEBRAE/RS e o governo do Rio Grande do Sul firmaram nesta terça-feira, 04 de agosto, um protocolo de intenções para a implantação da REDESIM no Estado, a fim de simplificar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. A assinatura ocorreu no primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples, promovido pelo SEBRAE/RS, que reuniu centenas de participantes no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Participaram do ato o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, e o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.

Na abertura do evento, que tem como objetivo debater assuntos relacionados à desburocratização no ambiente dos pequenos negócios, o presidente do SEBRAE/RS destacou que a implementação da REDESIM no Estado é fundamental para destravar um dos gargalos da economia gaúcha. “Queremos um Brasil mais simples e mais ágil. A caminhada é longa, mas temos que iniciá-la”, ressaltou Sperotto.

Cairoli, que também é conselheiro do SEBRAE/RS, destacou que o governo deve se reciclar e precisa ficar mais leve e eficiente. “A REDESIM reduz a burocracia ao mínimo necessário e o Estado está se agilizando para fazer parte dessa nova onda empresarial”. O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Conselheiro do SEBRAE/RS, Fábio Branco, disse que uma das metas é diminuir o prazo para a abertura das empresas. “Nosso objetivo é acelerar cada vez mais esse processo e melhorar o ambiente de negócios no Estado”.

A primeira palestra do evento foi do secretário nacional de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Mauro Sérgio Bogéa, que abordou o tema “Tratamento Diferenciado e Simplificado para as Micro e Pequenas Empresas: Iniciativas para Aperfeiçoamento e Sistematização do Marco Regulatório”. Segundo ele, o problema da desburocratização não pode ser enfrentado sozinho. “Temos que enfrentar esse gargalo que é o excesso de burocracia”, destacou.

Carlos Sperotto (no púlpito) destacou a importância da redução da burocracia (Foto: Fagner Almeida)

Primeiro painel

No primeiro painel do evento, intitulado “Integração em Prol do Desenvolvimento”, a gerente adjunta da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional, Inês Schwingel, apresentou dados da pesquisa realizada anualmente pelo Banco Mundial e que aponta o Brasil no 160º lugar entre os países com menor prazo para a abertura de empresas. Em 2014, o País estava na 167ª posição. “Estamos entre os 20 piores e estamos melhorando, mas os outros estão avançando mais rápido que a gente”, afirmou Inês.

Ela destacou que a REDESIM está em processo de expansão da metodologia criada aqui no Estado e em adaptação para ser implementada em outras regiões. Segundo Inês, 1.769 municípios brasileiros já realizaram estudo de viabilidade para ingresso no sistema e 122 já confirmaram sua adesão, beneficiando quase 12 milhões de pessoas. A meta é atingir 150 cidades ao final deste ano.

O deputado Tiago Simon, da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, salientou que o evento marca um momento histórico. “É uma revolução que acontece no País. Estamos promovendo mudanças estruturais no ambiente nacional de negócios”. O presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Mazzardo, reforçou a importância da instituição na parceria com o SEBRAE/RS para a implantação da REDESIM. “Vamos tirar a Jucergs da era medieval para a digital. Nosso projeto é ousado, mas temos que fazê-lo”, salientou.

Confira a programação do 2º dia:

Data:
5 de agosto – Horário: 9h às 12h
Oficinas Temáticas: apresentação técnica e debate com os estados que são referência e os representantes destes órgãos no RS.

9h – Corpo de Bombeiros
Vigilância Sanitária
Meio Ambiente
Jucergs

9h – Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios