Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS, Farsul e Senar- RS retomam o Programa Juntos Para Competir

06/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Convênio assinado hoje trará benefícios para 2,3 mil produtores rurais gaúchos até o final de 2012

Da Redação

(Sebrae/RS) Presidentes Vitor Koch (E) e Carlos Sperotto (D)Porto Alegre – A assinatura do Programa Juntos para Competir, ação integrada em agronegócio, desenvolvido pelo Sebrae/RS, Farsul e Senar-RS, ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 6, no auditório da Farsul, em Porto Alegre. O momento solene de ter o convênio assinado pelo presidente do Sistema Farsul e do Conselho Administrativo do Senar-RS, Carlos Sperotto; pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Vitor Koch; e pelo superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, foi acompanhado por produtores, técnicos agrícolas e autoridades, como o presidente da Fiergs Heitor Müller, e a representante do Governo do Estado, Coordenadora da Câmara Setorial da Carne Bovina, Anna Isabel Suñe.

Carlos Sperotto saudou os visitantes enfatizando a importância do programa como fomento ao setor primeiro, e não primário. “Setor primeiro sim. Estamos num momento de grandes resultados econômicos e o programa vem potencializar o setor que produz o inicial, utilizando recursos de gestão e tecnologia para ser a base da indústria e do comércio”, comentou Sperotto. O “Juntos para Competir” visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção.

O presidente do CDE do Sebrae/RS, Vitor Koch enfatizou a importância do trabalho dos técnicos da instituição no segmento do agronegócio como agentes multiplicadores de oportunidades. “Quando há sucesso no campo, o resultado aparece no comércio, com investimentos, negócios e possibilidades de crescimento. Por isso estamos juntos para alcançar objetivos comuns das entidades e não competindo entre cada setor”, afirmou Koch.

Gilmar Tietböhl ressaltou que o Senar-RS vai levar informação e tecnologia por meio dos treinamentos e num trabalho conjunto, alcançar excelência em resultados para as cadeias envolvidas e também para os novos projetos que serão iniciados. Conforme Tietböhl, a agricultura de precisão será uma das temáticas desenvolvidas até o final do ano, qualificando produtores para utilizar a tecnologia em favor da produção. Já o presidente da Fiergs, Heitor Müller, parabenizou as três instituições pelo importante passo dado no sentido de aprimorar o setor do agronegócio no Rio Grande do Sul.

O convênio assinado hoje terá vigência até dezembro deste ano e contará com investimento, de parte das três entidades parceiras, de R$ 4 milhões e 518 mil que serão aplicados em três momentos do programa.

Benefícios para 2,3 mil produtores
O Programa “Juntos Para Competir” trabalhará aspectos como a gestão empresarial, tecnológica, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade com os produtores pertencentes a grupos estratégicos. Os segmentos prioritários serão bovinocultura de leite e corte, suinocultura, vitivinicultura, fruticultura, ovinocultura, agroindústria familiar e agricultura. Ainda terão espaço no programa as cadeias de floricultura, apicultura e cana-de-açúcar. A primeira ação do programa acontecerá no dia 12 de junho, em Porto Alegre, beneficiando micro e pequenas empresas rurais, pertencentes às regiões Metropolitana, Vale dos Sinos Caí e Paranhana, Serra Gaúcha, Vale do Taquari e do Rio Pardo, Planalto, Norte, Noroeste, Campanha e Fronteira Oeste, Sul e Centro.

Os 18 projetos que serão beneficiados inicialmente pelo Juntos para Competir são: Desenvolver a Bovinocultura e Ovinocultura do Pampa Gaúcho; Desenvolver o Polo de Produção de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha; Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro; Melhorar a Gestão dos Sistemas Agro-Familiares da Região Metropolitana de Porto Alegre; Desenvolver a Sustentabilidade das Propriedades Rurais do Noroeste do RS; Produção Integrada em Sistemas Agropecuários – Missões; Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte; Fortalecer a Citricultura do Norte Gaúcho; Desenvolver a Agroindustrialização Familiar da Região do Planalto; Desenvolver o Setor Lácteo da Região do Planalto RS; Sistemas Agro Familiares – Planalto; Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha; Fortalecer o Setor Vitivinícola da Serra Gaúcha; Desenvolver a Citricultura do Vale do Caí – Citrus Vale; Desenvolver a Bovinocultura de Corte da Região Sul e Região Centro-Sul; Desenvolver Sistemas Agropecuários da Região Sul e Centro-Sul; Desenvolver os Sistemas Agrofamiliares dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

O Juntos para Competir vai ter uma série de ações para incrementar o agronegócio gaúcho. Entre elas, a realização de consultorias setoriais para a elaboração dos planos de trabalho; acompanhamento dos Grupos Setoriais, por técnicos do Sebrae/RS e Senar-RS; ações de formação profissional e promoção social; apoio à realização de eventos estaduais, regionais e locais; promoção de fóruns, seminários, simpósios, congressos, encontros técnicos, palestras, workshops e visitas técnicas; realização e organização de cursos e treinamentos; contratação de especialistas; contratação de consultoria técnica e gerencial; organização de missões técnicas, capacitação técnica/gerencial; estratégias de comercialização e apoio às empresas para participação em eventos de interesse.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional