Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS estimula o empreendedorismo nas escolas estaduais

25/04/13

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto piloto em Erechim capacita 20 professores para trabalharem o tema em sala de aula

Da Redação

Erechim – O empreendedorismo está fazendo a cabeça dos jovens cada vez mais. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), os negócios iniciais estão mais concentrados nas mãos de jovens entre 25 e 34 anos, que respondem pela criação de 33,8% das empresas brasileiras. Percebendo esta evolução, o SEBRAE/RS desenvolveu um portfólio de soluções com foco em educação empreendedora para os alunos do Ensino Médio, são elas: Oficina Atitude Empreendedora, Aprender a Empreender e Programa Despertar.

No município de Erechim, por exemplo, a entidade está aplicando as soluções em três escolas estaduais de forma piloto: E.E. Doutor João Caruso, E.E. Irany Jaime Farina e E.E. Helvética. “Em abril, 20 professores foram capacitados para trabalhar em sala de aula com a solução Aprender a Empreender, cuja metodologia consiste em teleaulas, com exibição de vídeos e acompanhamento do conteúdo através de manual distribuído a cada participante”, explica a gestora dos projetos de Educação Empreendedora no SEBRAE/RS, Lubianca Motta.

No mês de julho, as mesmas escolas da cidade serão capacitadas no Programa Despertar, “dessa forma essas escolas serão as primeiras a terem o ‘pacote completo’ de soluções para ensino médio”, destaca Lubianca, acrescentando que com este piloto em Erechim, será possível medir o impacto e gerar aprendizado para que o projeto possa ser aperfeiçoado. O Despertar tem uma abordagem mais intensiva no fomento à cultura do empreendedorismo, ampliando visão de futuro profissional do jovem e o motivando a empreender, na medida em que desenvolve as características empreendedoras.

Para o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, a escola é ambiente fértil para a disseminação do empreendedorismo. “O perfil da economia mudou e, atualmente, quase 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, frente aos 25% que almejam seguir carreira como empregado em uma empresa. Através da educação, podemos incentivar que esses brasileiros coloquem seus objetivos em prática munidos de informações sobre a importância do planejamento e da gestão para que suas empresas tenha sucesso”, ressalta Vitor Koch.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Agosto de 2017

Vitivinicultura terá espaço inédito no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer