Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS estará na Expointer através do programa Juntos para Competir

22/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Em 556 m² no Pavilhão Internacional entidade realizará atividades em parceria com Senar-RS e Farsul

Da Redação

Estande do Sebrae/RS estará representando o programa Juntos para Competir (Foto: Wesley Santos)

Porto Alegre – O Sebrae/RS estará em mais uma edição da Expointer, um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina. Desta vez, o estande de 556 metros quadrados, localizado no Pavilhão Internacional do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, estará representando o programa Juntos para Competir, viabilizado no Estado pela parceria entre Sebrae/RS, Senar-RS e Farsul. A Expointer 2012, ocorre entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, em Esteio.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, a atuação em conjunto das três entidades tem o objetivo de fortalecer o pequeno empreendedor do campo. A parceria, retomada este ano, está levando capacitação aos diferentes segmentos agropecuários buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção. “Sempre que temos o campo com bom desempenho, há resultados no comércio e demais setores da economia”, ressalta o presidente.

Dentre as atividades que serão realizadas no espaço destaque para a quarta edição da Vitrine da Carne Gaúcha, uma parceria com as associações de raças e o Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, (PNDS). Em área envidraçada e refrigerada, o público poderá acompanhar todo o processo de fracionamento de carcaças de bovinos, ovinos e suínos e a elaboração de cortes especiais das carnes em demonstração. Poderá ainda conferir como é produzido cada corte, de onde se origina e receber dicas de preparo. A desossa será realizada pelo consultor de carnes Marcelo Bolinha e o preparo pela Cheff de cozinha Fernanda Moreira. Conforme o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, “a iniciativa tem o mérito de expor a qualidade da carne consumida no Estado e demonstrar os padrões de higiene empregados no abate e no trato das carnes até o consumidor”.

Diariamente, de 25 de agosto a 01 de setembro, serão trabalhadas duas meias carcaças bovinas e ovinas, às 10h30 e às 17h, e meia carcaça suína, às 14h. A cada dia, uma associação de raça será responsável pelo produto trabalhado, fazendo a apresentação da raça e seus atributos. Participarão da ação as marcas das raças Angus, Braford, Devon, Hereford, Apropampa, Arco, Brastexel, Búfalos e Acsurgs.

Mitos e verdades sobre a carne suína

O médico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, será mais uma atração da Expointer 2012. No dia 1º de setembro, sábado, às 10h30min, no Auditório da Administração do Parque Assis Brasil, realizará palestra sobre os mitos e verdades sobre a carne suína. Logo após a palestra será realizada oficina gastronômica no estande do Sebrae/RS. As inscrições são gratuitas, através do e-mail: eventos.ceanut@gmail.com.

A atividade é uma realização do Sebrae/RS, do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e do Centro de Empreendimentos em Alimentação e Nutrição (Ceanut), com apoio da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), do Senar-RS e do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips).

Reuniões de trabalho

Durante a Expointer, o Sebrae/RS aproveitará para reunir os gestores nacionais de alguns projetos que a entidade desenvolve para o setor de agronegócios. Um deles é o Encontro Nacional de Gestores de Vitivinicultura, que ocorre dia 27, às 9h. Na pauta estão a avaliação do desenvolvimento dos projetos, dificuldades e resultados alcançados; a construção de estratégias para o Programa Plurianual (PPA) 2013 – 2016; e a avaliação do PAS (programa Alimento Seguro) Uva para Processamento – com a participação do IBRAVIN. O objetivo é contribuir com a coordenação nacional do programa sobre os ajustes necessários.

Também haverá reuniões de trabalho com agroindústrias (28, às 14h), e com as Indicações Geográficas (IGs) (28, às 16h). No dia 30 de setembro, às 12h, o programa Juntos para Competir lança o Fórum de Produção Pecuária Leiteira – Unicruz.

Sobre o Programa Juntos para Competir

O “Juntos para Competir”, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção.

São mais de 2,3 mil produtores beneficiados, pertencentes a grupos estratégicos que recebem orientações técnicas das entidades envolvidas nos aspectos gestão empresarial, tecnológica, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação