Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS e UCS renovam parceria para o Programa Negócio a Negócio

03/03/16

Da Redação

COMPARTILHE

Convênio será oficializado no dia 4 de março, às 15 horas, no estande da Universidade de Caxias do Sul na Festa da Uva

Da Redação

Parceria SEBRAE/RS e UCS será firmada no dia 4 de março (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – A universidade mais perto dos pequenos empreendimentos. Esse é um dos papeis do Programa Negócio a Negócio, desenvolvido pelo SEBRAE/RS em parceria com instituições de ensino superior de todo Estado. Nesta sexta-feira, 4 de março, a iniciativa terá fôlego renovado na Serra Gaúcha com a assinatura do convênio entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o SEBRAE/RS. A solenidade ocorrerá, às 15 horas, no estande da UCS, na Festa Nacional da Uva, e contará com a presença do reitor Evaldo Antonio Kuiava e do gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério da Silva Rodrigues.

O Programa Negócio a Negócio nasceu em 2010 e até o ano passado beneficiou 45 mil empresas só a partir do convênio com a UCS. O gestor de projetos pelo SEBRAE/RS, Tiago Centenaro Mignoni, explica que, a partir dos convênios, os acadêmicos das instituições de ensino são capacitados com as ferramentas de gestão oferecidas pela entidade. Depois, esses alunos realizam duas visitas em cada empresa selecionada. “Do primeiro encontro é produzido um breve diagnóstico que lista as principais demandas do negócio. Em um segundo momento, o estudante leva à empresa uma ferramenta de gestão básica, em áreas como finanças, marketing ou gestão de pessoas, por exemplo”, detalha Mignoni. Todo esse trabalho é realizado sem nenhum custo para o empreendedor. “É um programa importante porque conseguimos atender um expressivo número de empresas, levando noções de gestão com apoio das instituições de ensino”, destaca.

Ao longo dos seis anos de existência do convênio com a UCS, 145 acadêmicos de administração passaram pela iniciativa. O coordenador regional do Programa Negócio a Negócio pela UCS, professor João Vicente Godolphim, destaca os benefícios para os alunos. “Eles saem transformados das atividades, pois aliam as ferramentas de gestão do SEBRAE/RS às referências de sala de aula e vão a campo, colocando os conhecimentos em prática”, ressalta. Além da experiência, os estudantes que participam do projeto também ganham um emprego, pois desde 2015 passaram a integrar o quadro de funcionários da universidade.

Com aspectos positivos para todos os participantes, a parceria entre SEBRAE/RS e UCS é promissora. “O objetivo este ano é atender 4 mil microempresas nos 49 municípios na Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e região das Hortênsias”, revela Godolphim.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios