Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS e Redlar levarão 10 empresários para a Movelpar

09/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Missão oportuniza aos donos de pequenos negócios adquirirem inovações e conhecerem fornecedores

Da Redação

Feira de móveis ocorre no Paraná (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Um grupo de 10 empresários do varejo de móveis e eletrodomésticos do Rio Grande do Sul embarca para a cidade de Arapongas, no Paraná, no dia 10 de março, para participar de uma das maiores feiras industriais do setor moveleiro do Brasil, a Movelpar 2015. Com o apoio do SEBRAE/RS, os participantes da missão representam micro e pequenas empresas de diferentes regiões gaúchas que vão em busca de inovações e de conhecer tendências de decoração de interiores e tecnologias em materiais no segmento.

Selecionados a partir da parceria mantida entre o SEBRAE/RS e a Redlar, a rede de cooperação associativa sem fins lucrativos que reúne lojistas independentes, os 10 empresários vão receber orientações para a visitação e a procura por oportunidades de negócios. “A participação dos empresários em feiras está prevista no planejamento estratégico da Redlar como instituição que concentra empresários com objetivos comuns. É considerada fundamental para os empreendedores das micro e pequenas empresas porque permite que eles possam prospectar e identificar novos fornecedores, tendências e lançamentos”, destaca a técnica da gerencia regional Metropolitana do SEBRAE/RS Clarice Bratz Uberti uma das coordenadoras da iniciativa.

Entre os focos técnicos da visitação, os profissionais do SEBRAE/RS que vão acompanhar a missão empresarial deverão dar direcionamento a possibilidades de compras conjuntas, pois com o perfil de micro e pequenas empresas as compras costumam ser de menores quantidades em comparação as de grandes redes de varejo, por exemplo. “A consequência é que muitas pequenas lojas enfrentam dificuldades que a indústria possui na distribuição das cargas”, explica Clarice. A técnica esclarece ainda que, considerando que a indústria moveleira renova suas linhas a cada semestre, a participação nas feiras ajuda os empreendedores a manter o mix de produtos atualizado, garantindo um ponto de venda competitivo frente à concorrência.

Para o empresário José Claudio Prates, que possui duas lojas na cidade de Sapucaia do Sul e uma em Esteio, na região Metropolitana, esta será a quarta vez que irá à Movelpar, porém a primeira com a participação do SEBRAE/RS. “Tenho uma expectativa diferente, principalmente, porque busco identificar inovações capazes de serem diferenciais entre os produtos que vendo”, anima-se. Integrante da Redlar há vários anos, Prates conta que a rede, hoje, é composta por 51 lojas de 36 cidades do Rio Grande do Sul. “Como associação, penso que conseguimos manter vários benefícios para os empresários, pois a área de gestão e planejamento é um pilar que viabiliza os negócios em suas estruturas e, nesse sentido, o SEBRAE/RS trouxe conhecimento e ajuda para muitos empreendedores”, comenta ele.

A Movelpar contou em sua última edição, em 2013, com resultados que superaram todas as expectativas. Os organizadores esperam que, mesmo em cenário de recessão de 2015, os números sejam igualmente surpreendentes. Pesquisa realizada com expositores revelou que os negócios com lojistas brasileiros e do exterior atingiram R$ 672 milhões. Este ano, o evento ocorrerá de 9 a 13 de março no Expoara. Estão previstos visitantes de 22 países, entre eles África do Sul, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Honduras, Itália, México, Moçambique, Moldávia, Namíbia, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Democrática do Congo, Turquia e Uruguai. Do Brasil, estão cadastrados lojistas e representantes comerciais de todos os Estados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios