Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS e IBRAVIN oferecem treinamento para empresas de gastronomia

04/04/13

Da Redação

COMPARTILHE

Os estabelecimentos do projeto “Turismo Gastronômico” receberão capacitação em serviço, harmonização e técnicas de venda de vinho

Da Redação

Treinamento é gratuito (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Em função das oportunidades que a oferta de vinhos traz aos estabelecimentos de alimentação fora do lar, o SEBRAE/RS fechou parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN). O resultado da união é uma capacitação para aprimorar o serviço, a harmonização e as técnicas corretas para a venda da bebida. O treinamento é gratuito para bares e restaurantes que participam do projeto Turismo Gastronômico, desenvolvido pelo SEBRAE/RS.

A capacitação chama-se “Profissionais do Vinho” e é realizada individualmente. Ou seja, os profissionais da IBRAVIN visitam cada um dos estabelecimentos, analisam os tipos de cardápio e de serviços e, a partir daí, criam uma carta de vinhos de acordo com o perfil dos clientes dos locais participantes. O curso tem carga horária de quatro horas, podendo ser realizado em um único encontro.

Uma das empresas mais participativas no projeto do SEBRAE/RS, o restaurante Bazkaria – localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre – será um dos participantes do treinamento. O espaço gastronômico já comercializa a bebida, mas segundo a gerente operacional do negócio, Júlia Etchepare, a ação é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o assunto: “Temos bastante procura de vinhos no nosso estabelecimento. Por isso, a qualificação é importante para que a equipe possa ampliar o entendimento e logo repassar ao cliente, aumentando, assim, a lucratividade”, explica.

De acordo com o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, pesquisas apontam grande potencial para o aumento da oferta de vinhos nas micro e pequenas empresas (MPEs) do setor. “Um trabalho que qualifique a oferta desses produtos pode impactar em um aumento de até 40% no faturamento dos pequenos negócios”, afirma. Todo material utilizado no treinamento é disponibilizado pelo IBRAVIN: apostila, vinhos, suco de uva, taças e cuspideiras.

Turismo Gastronômico
O projeto Turismo Gastronômico é desenvolvido pelo SEBRAE/RS da Regional Metropolitana. Seu principal objetivo é promover a profissionalização da gestão e estimular as boas práticas de manipulação de alimentos. “Para atingir esse objetivo, auxiliamos os pequenos empreendimentos a aprimorar a gestão, garantir a segurança dos produtos e aumentar a integração e troca de experiências entre os empresários do setor”, afirma o gerente do projeto, Roger Klafke.

As empresas do projeto interessadas no curso “Profissionais do Vinho” devem entrar em contato com o SEBRAE/RS até o dia 8 de abril pelo email: rogerk@sebrae-rs.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo