Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS e governo do Estado firmam parceria pelo desenvolvimento das MPEs

27/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Parceria agilizará ações de promoção do crescimento dos pequenos negócios gaúchos em diveros segmentos

Da Rdação
Primeiras ações da parceria assinada hoje começam já em dezembro (Foto: Sebrae/RS
Porto Alegre – O Sebrae/RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), com a participação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), e da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), celebraram nesta terça-feira, dia 27 de novembro, um protocolo de intenções visando estabelecer um plano de ação, para atuação no desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Sul, com foco especial nos pequenos negócios.
 
A solenidade realizada na Sala do Investidor, no 21º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, teve a presença, pelo Sebrae/RS, do presidente Vitor Augusto Koch, do superintendente Léo Hainzenreder e dos diretores Marco Kappel Ribeiro e Marcelo Ribas. Pela SDPI esteve presente o secretário Mauro Knijnik. A AGDI foi representada pelo seu vice-presidente, Aloisio Nóbrega, enquanto que o secretário Maurício Dziedricki celebrou a parceria em nome da SESAMPE. 
 
Em sua saudação, o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, ressaltou a importância da parceria, “pois estamos, Sebrae/RS e Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio de seus organismos de fomento ao desenvolvimento econômico, elaborando um plano de ação para viabilizar uma série de atividades e programas de interesse do Estado”. O presidente citou como exemplo de cooperação entre as partes o Programa Fornecer, “que já está gerando grandes oportunidades às MPEs que, hoje, participam das compras governamentais realizadas pelo executivo gaúcho”. 
 
A parceria prevê uma série de iniciativas. Entre elas, ações conjuntas com as empresas do Programa Redes de Cooperação que fazem parte dos projetos do Sebrae/RS e do Estado, contemplando áreas como a gestão dos empreendimentos, planejamento estratégico, planos de expansão e de marketing. Também os Arranjos Produtivos Locais (APLs) serão incentivados na parceria, com ações de gestão, inovação e mercado das MPEs, além da identificação de médias e grandes empresas âncoras para realizar atividades de encadeamento produtivo. 
 
Será promovido, ainda, o apoio as agroindústrias e ao agronegócio, implementando a gestão dos produtores rurais vinculados aos projetos coletivos dos setores bovino de corte, leiteiro, ovinocultura, fruticultura e outros que serão avaliados.  
 
Outro ponto a receber atenção da parceria, é a realização de ações conjuntas de promoção comercial em feiras e eventos no Estado, no Brasil e no exterior. Também serão identificadas empresas que integram projetos do Sebrae/RS para serem atendidas pela Sala do Investidor.
 
O Programa Gaúcho de Microcrédito terá sua divulgação ampliada, bem como a capacitação de agentes de crédito. Ainda será incentivado o acesso das empresas e produtores que fazem parte dos programas do Estado e do Sebrae/RS ao Programa de Compras Governamentais. 
 
E, por fim, serão promovidas atividades em busca da capacitação empresarial de micro e pequenas empresas que fazem parte dos programas do Estado e do Sebrae/RS e incentivada a promoção da inovação, com a parceria do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, do governo gaúcho, e do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/RS. 
 
 
Primeiras Ações
 
As primeiras ações da parceria começam já em dezembro. Será realizada a primeira reunião mensal para discutir e acompanhar o andamento das iniciativas acordadas e o andamento dos grupos de trabalho. O grupo de trabalho voltado para feiras e missões irá discutir e definir o calendário destas promoções, em nível regionais, nacional e internacional.
 
O grupo de trabalho dedicado aos APLs e a Inovação, irá avaliar as atividades em andamento e a possibilidade de ações conjuntas e complementares. Irá discutir o processo de seleção de novos APLs e a elaboração de editais para capacitar empresas visando a captação de recursos para a subvenção da inovação.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios