Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS desenvolve oficina de empreendedorismo para jovens

27/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Capacitação foi aplicada de forma experimental em 74 alunos de Viamão e Porto Alegre

Da Redação
Oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Ayrton Senna da Silva (Foto: Sebrae/RS)
Viamão – O empreendedorismo está na moda e mais que isso vem transformando-se numa prática perseguida pelos jovens. No Brasil, dos 27 milhões de empreendedores, mais da metade, 14,4 milhões, têm entre 25 e 44 anos, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2011). Atento a este movimento, o Sebrae/RS desenvolveu este ano a Oficina de Empreendedorismo voltada para alunos do Ensino Médio. 
 
Em caráter experimental, a entidade aplicou a oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Ayrton Senna da Silva, de Viamão, e no do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Restinga) de Porto Alegre. Ao todo, 74 alunos participaram da capacitação que tem como objetivo estimular no jovem a predisposição para empreender, “descobrindo e explorando suas características empreendedoras e proporcionando-lhes uma visão de futuro”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. 
 
A proposta metodológica para o desenvolvimento da oficina é fundamentada na aprendizagem de competências para o empreendedorismo e em vivências comportamentais através de dinâmicas e jogos criativos durante quatro horas. “Para 2013, temos previsto no Estado a realização de pelo menos mais 20 turmas da Oficina de Empreendedorismo”, destaca o técnico do Sebrae/RS responsável pela ação, Ivandro Rosa de Moraes. 
 
Para a aluna do primeiro ano da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, Alexia Raquel Machado, a oficina colaborou para esclarecer sobre profissão e carreira. “Foi muito positiva, pois deu vontade de me formar logo e seguir uma profissão. Mostraram-nos que para conseguir sucesso precisamos de coragem, e de gostar do que queremos exercer”. Adriane dos Santos Dias, outra estudante que participou das atividades, complementou. “Além de aprendermos coisas novas, também nos divertimos muito. Até os mais tímidos e encabulados se soltaram bastante”. 
 
A diretora da Escola, Naiara Nunes Cardoso, acompanhou a oficina e achou a dinâmica fantástica porque vai ao encontro do trabalho que a escola realiza. “Atuamos para desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam também empreendedor. O trabalho realizado pelo Sebrae/RS reforçou a importância de ter metas e objetivos para transformar um sonho em realidade”. A diretora registrou sua sugestão para as próximas oficinas de Empreendedorismo. Segundo ela, seria interessante que os professores pudessem participar ou acompanhar o trabalho. “É necessário, cada vez mais, relacionar o conhecimento formal ao mundo do trabalho”.  
 
As escolas interessadas em participar da Oficina, deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3216-5275 ou pelo e-mail educacaoemp@sebrae-rs.com.br.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios