Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS capacita grupo de artesanato no Noroeste gaúcho

25/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa faz parte das ações do programa Territórios da Cidadania

Da Redação
Projeto beneficia 100 profissionais
Artesãos de 34 municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul estão sendo capacitados pelo Sebrae/RS através do programa Territórios da Cidadania. A iniciativa, desenvolvida através da parceria com o projeto da Casa de Cultura da Rota do Yucumã da 10ª Região Turística e Conselho Regional de Cultura, visa a criação da primeira coleção do grupo, que ficará pronta em fevereiro de 2013. “Este projeto beneficia 100 profissionais que buscam, a partir do artesanato, uma nova fonte de renda proporcionando também a divulgação e promoção da região”, explica o técnico do Sebrae/RS responsável pelo projeto na região, Claudiomiro Reis. 
 
O projeto de apoio aos artesãos começou a partir do programa de Políticas Públicas de Cultura do município de Três Passos, cujo objetivo era formalizar os agentes culturais para promover o fomento à inclusão cultural, terapia ocupacional e qualificação visando cultura e economia. 
 
Desde julho, quando as capacitações começaram, os profissionais já participaram de oficinas e cursos sobre diversos assuntos ligados ao artesanato. A partir dos cursos, o grupo está elaborando um planejamento estratégico e definindo a iconografia do artesanato local, levando em consideração as características e vocações da região. A última atividade prevista será realizada na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, e consistirá na palestra sobre sustentabilidade no turismo. 
 
No último dia 17, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado, visitou as cidades atendidas pelo projeto na região, conferindo de perto o desenvolvimento das micro e pequenas empresas através do Territórios da Cidadania no Noroeste Colonial gaúcho. “É satisfatório perceber como o projeto está mudando a vida das pessoas daquela região”, analisa Machado. O grupo produz desde bolsas, camisetas e bijuterias até peças de cerâmica, madeira e tecido.
 
 
Programa Territórios da Cidadania
Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O Sebrae, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
 
Os municípios que compõem o Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo Governo Federal e atendem critérios específicos como menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) territorial, baixo dinamismo econômico e maior concentração de agricultores familiares, assentados, população quilombola e indígena. Participam do Programa municípios de até 50 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, municípios de duas regiões integram o Territórios: Sul e Noroeste.
 
 
Municípios contemplados no Noroeste Colonial: 
Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios