Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS capacita grupo de artesanato do Sul do Estado

18/04/13

Da Redação

COMPARTILHE

Artesãos do “Bem da Terra” participam de oficina de criação e desenvolvimento de novos produtos

Da Redação

Acessórios e panos bordados são confeccionados a partir de elementos da natureza e produtos reciclados (Banco de Imagens)

Pelotas – A flora nativa da região Sul gaúcha serviu de inspiração para a próxima coleção do grupo de artesanato da Associação Bem da Terra. Bolsas, acessórios, panos bordados e outros produtos estão sendo confeccionados pelos 23 artesãos a partir de elementos da natureza e produtos reciclados. “Eles estão trabalhando pelo bem da nossa terra, como diz o nome da Associação, reutilizando resíduos que iriam para o lixo”, explica a técnica do SEBRAE/RS Jussara Argoud. A entidade, através do programa Territórios da Cidadania, está auxiliando o grupo com capacitações e consultorias que irão se estender até o lançamento da coleção.

A iniciativa do SEBRAE/RS é resultado da parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic), que trabalha com o Bem da Terra desde 2007. “Buscamos alternativas de comercialização para os produtos da Economia Solidária de grupos de Pelotas e da região”, explica a responsável pelo projeto no Nesic, Lia Victória. Atualmente, o Núcleo assessora os artesãos em aspectos jurídicos, contábeis, de logística e busca canais de distribuição.

A Associação Bem da Terra, oficializada em setembro de 2009, reúne 27 grupos produtores de artesanato, alimentos (padaria), doces, queijos e hortifrutigranjeiros de diferentes localidades da região Sul do Estado. Desde 2010, o grupo realiza mensalmente a Feira de Economia Solidária Bem da Terra nas dependências da UCPel. O primeiro ponto fixo de comercialização da rede Bem da Terra foi implementado em 2011, no município de Piratini. Em breve, um novo espaço deve ser aberto no Mercado Público de Pelotas.

 

Territórios da Cidadania

Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O SEBRAE, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios