Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Consultoria Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Em Rio Grande, agricultores e empresários mais próximos

08/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa estimula o desenvolvimento dos produtores rurais e a qualidade dos alimentos dos restaurantes da região

Da Redação

Com a parceria, restaurantes poderão comprar hortifrutigranjeiros diretamente dos agricultores (Foto: Banco de Imagens)

Rio Grande – De um lado está um Polo de Gastronomia com 50 bares e restaurantes em Pelotas e Rio Grande. Do outro, uma cooperativa que une 52 famílias de pequenas propriedades rurais. Entre eles, o SEBRAE/RS, que promove o Polo de Gastronomia e está unindo representantes da alimentação da região em prol da qualidade e do estímulo ao desenvolvimento econômico.

A ideia de aproximar restaurantes e agricultores partiu da gestora de projetos do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud. “Além de lidar com as empresas de alimentação fora do lar, também conhecemos quem está na outra ponta, que são os agricultores e entidades, como Emater e Embrapa”, conta. “A proposta é juntar as partes para facilitar a integração entre empresários do setor de bares e restaurantes e produtores rurais”.

Desde o final do ano passado, já foram realizadas várias reuniões com o objetivo de ajustar possibilidades e demandas. E agora, em julho, foi realizado o primeiro encontro entre representantes da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Monte Bonito (COOPAMB) e de empresas de Rio Grande. O próximo passo é a realização de visitas individuais para conhecer as necessidades de cada um. “A ideia é fornecer produtos in natura e até minimamente processados, como abóbora descascada e cortada, para facilitar o trabalho nos restaurantes e gerar novos empregos na cooperativa”, revela o presidente da COOPAMB, Egon Hellwig. Outra vantagem é ambiental. “A cooperativa cuidará do descarte e do reaproveitamento dos resíduos”, informa.

Com a parceria, os restaurantes poderão comprar hortifrutigranjeiros diretamente dos agricultores e não apenas de distribuidores e pontos de venda e ter ganhos de economia e qualidade. A medida também impulsiona o desenvolvimento dos produtores rurais, que trabalharão com preços que são mais interessantes para eles e para as empresas de alimentação fora do lar.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação