Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS apresenta metodologia inovadora para analisar ideias de negocios

30/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Business Model Canvas descreve a lógica de criação e captura de valor das empresas

Da Redação

Marcelo Felipe aprovou a metodologia (Foto: João Alves)Porto Alegre – Salão de beleza, mercadinho, empresas de base tecnológica e sex shops são algumas das ideias de negócio que estão na cabeça dos futuros empresários gaúchos. Das mais inusitadas as mais tradicionais, são exemplos também das primeiras propostas submetidas ao Canvas – Business Model Canvas – uma ferramenta inovadora que auxilia os candidatos a empreender e a dar os primeiros passos na definição do seu projeto. A novidade está sendo apresentada na Feira do Empreendedor, que encerra hoje (30/09), no Centro de Eventos e Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.

O técnico do Sebrae/RS Fernando Eisele explica que o Canvas do Modelo de Negócio é um mapa desenvolvido para ajudar na identificação da proposta de valor do negócio. Ele é a representação gráfica dos processos-chaves da empresa e mostra como ela atenderá às necessidades e desejos dos clientes, como obterá lucro e se manterá no mercado de forma sustentável, ao longo de um determinado tempo. “Os clientes ficam surpresos com a simplicidade do método  que foi desenvolvido em 2010 por Alexandre Osterwlder e Yves Pigneur.

Marcelo Felipe foi um dos participantes da Feira do Empreendedor que testou e aprovou a metodologia inovadora. Micro Empreendedor Individual, ele abriu há seis meses a Ninja Express. “Eu tinha o desejo de aliar o meu know how em vendas com um negócio próprio de motoboys. Aí as coisas foram acontecendo muito rápido e acabei iniciando a empresa sem planejamento”, conta. De acordo com ele, a aplicação do Canvas é o primeiro passo para reverter esse quadro e executar de forma eficiente seus planos. A partir de janeiro, ele pretende se dedicar somente a Ninja Express e se preparar intensamente para as oportunidades que serão proporcionadas com a realização da Copa do Mundo 2014.

Atendimento
Informações sobre abertura de empresas, gestão empresarial e obtenção de crédito têm sido as principais dúvidas dos participantes da Feira do Empreendedor. De acordo com o assistente técnico do Sebrae/RS, Fernando Gutierres, entre quinta-feira e sábado  os colaboradores da instituição já realizaram mais de  mil atendimentos, entre assessorias e orientações técnicas, entre outros.

São parceiros do Sebrae/RS no atendimento o Conselho Regional de Contabilidade; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); a Marpa – Marcas e Patentes; o Instituto Nacional da Propriedade Industrial; a Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa;  a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre; a Secretaria Estadual da Fazenda; a Junta Comercial do RS; o Instituto Nacional de Seguridade Social; a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre; o Banrisul; o Badesul; a Caixa Econômica Federal, o Sicredi, o Banco do Brasil, o Programa Gaúcho de Microcrédito; o SESI; a PS Junior; a Empresa Jr. ESPM; e a Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2017

Inovações para a indústria do leite e derivados serão apresentadas no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove palestra online sobre como vender mais através do BNDES

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

Sebrae RS Podcast 14/08/2017 14:30

Sebrae promove sessão de crédito e negócios em Uruguaiana