Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Alimentos e bebidas premium na 35ª Expoagas

18/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Micro e pequenas empresas dos segmentos de alimentos e bebidas terão oportunidade de apresentar seus produtos na maior feira de fornecedores para supermercados do Estado

Da Redação

Tradicionais doces de Pelotas estarão em destaque no estande (Foto: Wesley Santos / Arquivo)

Porto Alegre – O SEBRAE/RS reuniu um time de 15 micro e pequenas empresas da área de alimentos e bebidas premium, de várias regiões do Estado, para explorar as possibilidades de vendas durante a realização da 35ª Expoagas. A tradicional feira de fornecedores para supermercados ocorrerá de 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS (Avenida Assis Brasil, 8787), na Capital. No estande coletivo, os pequenos negócios poderão apresentar lançamentos, atender diretamente compradores de redes estaduais ou distribuidores de produtos selecionados e, ainda, participar de rodadas de negócios e degustações.

O técnico da Gerência Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE/RS Roger Scherer Klafke aponta que o apoio para as empresas dos segmentos de alimentos e bebidas com viés de produtos premium é estratégico para a instituição, pois há um potencial de mercado bastante atraente. “Por todo o Rio Grande do Sul percebemos que existem diversos pequenos negócios altamente diferenciados em suas propostas. A seleção para o estande na Expoagas buscou, justamente, os perfis de empreendimentos que possam se destacar por qualidade e inovação”, observa ele. Em 2016, será a segunda edição que o SEBRAE/RS coordena um estande coletivo para esse tipo de pequena indústria.

“No ano passado, as dez marcas participantes eram do segmento de cervejas artesanais, algumas delas premiadas nacionalmente. Dessa vez, o conjunto terá também novidades na área de carnes, embutidos, chocolates e alimentos funcionais”, complementa Klafke, citando, por exemplo, os criativos sabores das empresas de chocolates artesanais: “Não é algo que se vê no mercado tradicional”.

Segundo a técnica da Gerência Regional do SEBRAE/RS na Campanha e Fronteira Oeste Valéria Braz um evento do porte da Expoagas funciona como um vetor para o desenvolvimento das pequenas empresas, pois elas precisam se apresentar com altos níveis de qualidade diante dos potenciais clientes. Na edição 2016, há dois exemplos vindos daquela região: o Frigorífico Estância, de Santana do Livramento, e o Abatedouro Coxilha Vermelha, de Alegrete.

“Ambas as empresas realizam atividades na área de aprimoramento de gestão do negócio, bem como de melhorias de processos e produtividade. Elas são atendidas pelo Projeto Desenvolver as Agroindústrias da Região da Campanha e Fronteira Oeste, que acontece no âmbito do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE/RS)”, detalha a técnica. Para ela, estar na Feira será uma forma de se aproximar dos clientes e de potenciais clientes, e mostrar o quanto estão preparados para atender o mercado, inclusive, de outros Estados.

Ampliar negócios

O diretor Comercial do Frigorífico Estância, Marcelo Rorato, confirma uma boa expectativa de sua participação na Expoagas. “Já temos vendas consolidadas para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Pretendemos ampliar os negócios, demonstrando nossa capacidade de produção dos mais variados cortes específicos de cordeiro”, comenta ele. Nesse caso, as variedades chegam a inúmeras versões: congelados ou resfriados de carrés, paletas, pernis (desossado ou não), costela, lombo, filé mignon, etc.

Na mesma intenção, chegam os produtos do abatedouro Coxilha Vermelha. “Temos uma média de 2.300 abates de ovelhas ao mês. Nossos clientes são supermercados, restaurantes, distribuidores e estão espalhados por vários Estados com destaque para a região Metropolitana de Porto Alegre”, conta o gerente da empresa, Marcelo Eickhoff Nos dois exemplos, o apoio do SEBRAE/RS envolve qualidade da produção e, sobretudo, segurança alimentar.

Confira as 15 micro e pequenas empresas que estarão no estande coletivo do SEBRAE/RS na Expoagas:

Cervejas Artesanais
Cervejaria Sud Brau (Bento Gonçalves)
Cervejaria Lake Side (Passo Fundo)
Vintage Craft Beer (Porto Alegre)
Heilige (Santa Cruz do Sul)

Doces de Pelotas
Imperatriz Doces Finos

Chocolates
A. Martinez (Canela)

Alimentos Funcionais
Barras de castanhas e bolos de caneca Gluten Free Inttegra (Vale do Taquari)

Variedades (Vale dos Sinos)
Fexta
Delosandes
Suss Haus

Carnes e Embutidos (Campanha e Fronteira Oeste)
Super Ícaro
União Mercado
Frigorífico Estância
Frigorífico Coxilha Vermelha
Alegro (Queijos da Rose, Casa de carnes Madalozzo, variados)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae