Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS abre Chamada Pública para implementar a NBR 15.401

03/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa busca qualificar os meios de hospedagem gaúchos com vistas à Copa do Mundo de 2014

 
Da Redação
 
 
Canela – No 1º Seminário Estadual para Meio de Hospedagem, marcado pelo reconhecimento ao esforço das Pousadas Don Ramon e Encantos da Terra, e ao Hotel Blumenberg, todos de Canela, na busca pela certificação da ABNT NBR 15.401, o Sebrae/RS lançou Chamada Pública que visa qualificar 10 estabelecimentos gaúchos com até 50 unidades habitacionais com vistas à Copa do Mundo de 2014, conforme os requisitos da Norma. “Com a competição cada vez mais próxima da nossa realidade, é preciso que pousadas e hotéis estejam cada vez mais preparadas para receber, da melhor maneira possível, os milhares de turistas que irão circular pelo nosso Estado. E o Sebrae/RS, com esse edital, dá sua parcela de contribuição nesse processo”, salientou o diretor Técnico da instituição, Marco Kappel Ribeiro. 
 
A Chamada Pública disponibilizada pelo Sebrae/RS, é mais uma ação do programa Sebrae 2014. “No caso de hotéis e pousadas, mais do que oferecer boa estrutura, atendimento e preço justo, as empresas precisam adotar ações e iniciativas com foco em sustentabilidade, um dos pré-requisitos da NBR 15.401”, salientou Kappel. O Edital será publicado no site do Sebrae/RS, www.sebrae-rs.com.br, no dia 13 de agosto, apresentando as condições para que os meios de hospedagem possam se inscrever no processo e de que maneira a instituição irá atuar na busca pela certificação da Norma. 
 
 
 
Certificação garantida
 
Marco Kappel Ribeiro destacou, também, a efetividade do trabalho desenvolvido pelo Sebrae/RS em prol da certificação, que rendeu resultados positivos para os três estabelecimentos de Canela, os primeiros da Região Sul a estarem adequados ao que estabelece a NBR 15.401. “Ações efetivas nas áreas de Gestão e Meio Ambiente, foram fundamentais para credenciar as pousadas Don Ramon e Encantos da Terra e o Hotel Blumenberg junto a ABNT, além de gerar aumento da taxa de ocupação, faturamento e lucratividade, com satisfação dos clientes, contabilizados por um sistema de avaliação dos serviços e produtos oferecidos”. 
 
 
Amanda Paim, gestora do Programa Sebrae 204, lembrou que durante todo o processo de certificação, os três estabelecimentos canelenses trabalharam em parceria, apoiando e prestando consultoria para ajudar outros meios de hospedagem a conseguir a certificação e ainda projetaram a criação de uma rede de pousadas, hotéis, agências e restaurantes sustentáveis no Brasil. “Este diferencial favoreceu que os três estabelecimentos fossem selecionadas pela FIFA para receber turistas durante a Copa”, enfatiza ela. Os proprietários Mauro Sales, da Encantos da Terra; Vicente Hatz, da Don Ramon; e Ditmar Bellman, do Hotel Blumenber, comemoraram muito o recebimento da Certificação. 
 
 
No seminário realizado no Núcleo Universitário de Canela da UCS, proprietários de hotéis e pousadas de Canela e região puderam, debater as oportunidades de negócios e qualificação para maior competitividade das empresas. Eles assistiram palestras com o consultor do Sebrae e do Senac, Eduardo Faraco; a jornalista e analista de Relações Internacionais, Sara Albrecht; o consultor do Sebrae e da ABNT, Alexandre Garrido; e o gerente de Certificação da ABNT, Antônio Carlos de Oliveira. 
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação