Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS abre Chamada Pública para implementar a NBR 15.401

03/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa busca qualificar os meios de hospedagem gaúchos com vistas à Copa do Mundo de 2014

 
Da Redação
 
 
Canela – No 1º Seminário Estadual para Meio de Hospedagem, marcado pelo reconhecimento ao esforço das Pousadas Don Ramon e Encantos da Terra, e ao Hotel Blumenberg, todos de Canela, na busca pela certificação da ABNT NBR 15.401, o Sebrae/RS lançou Chamada Pública que visa qualificar 10 estabelecimentos gaúchos com até 50 unidades habitacionais com vistas à Copa do Mundo de 2014, conforme os requisitos da Norma. “Com a competição cada vez mais próxima da nossa realidade, é preciso que pousadas e hotéis estejam cada vez mais preparadas para receber, da melhor maneira possível, os milhares de turistas que irão circular pelo nosso Estado. E o Sebrae/RS, com esse edital, dá sua parcela de contribuição nesse processo”, salientou o diretor Técnico da instituição, Marco Kappel Ribeiro. 
 
A Chamada Pública disponibilizada pelo Sebrae/RS, é mais uma ação do programa Sebrae 2014. “No caso de hotéis e pousadas, mais do que oferecer boa estrutura, atendimento e preço justo, as empresas precisam adotar ações e iniciativas com foco em sustentabilidade, um dos pré-requisitos da NBR 15.401”, salientou Kappel. O Edital será publicado no site do Sebrae/RS, www.sebrae-rs.com.br, no dia 13 de agosto, apresentando as condições para que os meios de hospedagem possam se inscrever no processo e de que maneira a instituição irá atuar na busca pela certificação da Norma. 
 
 
 
Certificação garantida
 
Marco Kappel Ribeiro destacou, também, a efetividade do trabalho desenvolvido pelo Sebrae/RS em prol da certificação, que rendeu resultados positivos para os três estabelecimentos de Canela, os primeiros da Região Sul a estarem adequados ao que estabelece a NBR 15.401. “Ações efetivas nas áreas de Gestão e Meio Ambiente, foram fundamentais para credenciar as pousadas Don Ramon e Encantos da Terra e o Hotel Blumenberg junto a ABNT, além de gerar aumento da taxa de ocupação, faturamento e lucratividade, com satisfação dos clientes, contabilizados por um sistema de avaliação dos serviços e produtos oferecidos”. 
 
 
Amanda Paim, gestora do Programa Sebrae 204, lembrou que durante todo o processo de certificação, os três estabelecimentos canelenses trabalharam em parceria, apoiando e prestando consultoria para ajudar outros meios de hospedagem a conseguir a certificação e ainda projetaram a criação de uma rede de pousadas, hotéis, agências e restaurantes sustentáveis no Brasil. “Este diferencial favoreceu que os três estabelecimentos fossem selecionadas pela FIFA para receber turistas durante a Copa”, enfatiza ela. Os proprietários Mauro Sales, da Encantos da Terra; Vicente Hatz, da Don Ramon; e Ditmar Bellman, do Hotel Blumenber, comemoraram muito o recebimento da Certificação. 
 
 
No seminário realizado no Núcleo Universitário de Canela da UCS, proprietários de hotéis e pousadas de Canela e região puderam, debater as oportunidades de negócios e qualificação para maior competitividade das empresas. Eles assistiram palestras com o consultor do Sebrae e do Senac, Eduardo Faraco; a jornalista e analista de Relações Internacionais, Sara Albrecht; o consultor do Sebrae e da ABNT, Alexandre Garrido; e o gerente de Certificação da ABNT, Antônio Carlos de Oliveira. 
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae