Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae promove 4ª Semana do Empreendedor Individual

01/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Evento, em julho, é direcionado à promoção da sustentabilidade dos negócios da categoria que deve chegar a 4 milhões de registros até 2014

Dilma Tavares

Brasília – O Sebrae promoverá, de 2 a 7 de julho, a 4ª Semana do Empreendedor Individual. Foi o que informou o presidente da instituição, Luiz Barretto, na quinta-feira (31/05). Ele participou da reunião em que foi instalado o grupo de trabalho (GT) responsável pela gestão programa Empreendedor Individual (EI), no Ministério da Previdência.

O GT é integrado por 16 órgãos públicos, como os ministérios da Previdência, que o preside, e os da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também participam o Sebrae, o Comitê Gestor do Simples Nacional, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bancos públicos, entidades municipalistas e do setor contábil.

Segundo o presidente do Sebrae, a 4ª semana do Empreendedor Individual seguirá o modelo das ações realizadas em 2010 e 2011. “Mobilizaremos os mais de 800 pontos de atendimento. Também prestaremos assistência técnica e repassaremos informações a esses empreendedores”, explicou Luiz Barrretto. Ele também alertou que são necessárias medidas para a sustentabilidade destes profissionais. “É preciso possibilitar que eles mantenham seus negócios e tenham condições de crescer”, explicou. Luiz Barretto lembrou da importância do apoio dos municípios na simplificação de licenças para o funcionamento das atividades dos EI. “O tema deve constar da agenda dos novos prefeitos”, disse.

A necessidade de reforço nas ações que garantam a sustentabilidade dos negócios do Empreendedor Individual também foi destacada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. “O grande desafio é garantir que eles possam melhorar seus negócios e aumentar a renda. Para isso, é necessário aumentar a produtividade deles, o que só será possível com capacitação, assistência técnica e crédito”, disse o ministro.

Entre as decisões desta quinta-feira, está a formação de dois subgrupos que definirão meios de ampliar a informação e o acesso ao crédito para os EI. A resolução foi baseada no depoimento da costureira e empreendedora individual Andria Mendes. Ela contou que teve dificuldades para conseguir financiamento para a atividade.

EI são trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano. Entre outras categorias, podem se registrar como EI vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiras, pedreiros, eletricistas e encanadores. Atualmente mais de 2,4 milhões pessoas já se formalizaram. O Sebrae estima que, até 2014, serão cerca de 4 milhões.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios