Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae promove 4ª Semana do Empreendedor Individual

01/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Evento, em julho, é direcionado à promoção da sustentabilidade dos negócios da categoria que deve chegar a 4 milhões de registros até 2014

Dilma Tavares

Brasília – O Sebrae promoverá, de 2 a 7 de julho, a 4ª Semana do Empreendedor Individual. Foi o que informou o presidente da instituição, Luiz Barretto, na quinta-feira (31/05). Ele participou da reunião em que foi instalado o grupo de trabalho (GT) responsável pela gestão programa Empreendedor Individual (EI), no Ministério da Previdência.

O GT é integrado por 16 órgãos públicos, como os ministérios da Previdência, que o preside, e os da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também participam o Sebrae, o Comitê Gestor do Simples Nacional, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bancos públicos, entidades municipalistas e do setor contábil.

Segundo o presidente do Sebrae, a 4ª semana do Empreendedor Individual seguirá o modelo das ações realizadas em 2010 e 2011. “Mobilizaremos os mais de 800 pontos de atendimento. Também prestaremos assistência técnica e repassaremos informações a esses empreendedores”, explicou Luiz Barrretto. Ele também alertou que são necessárias medidas para a sustentabilidade destes profissionais. “É preciso possibilitar que eles mantenham seus negócios e tenham condições de crescer”, explicou. Luiz Barretto lembrou da importância do apoio dos municípios na simplificação de licenças para o funcionamento das atividades dos EI. “O tema deve constar da agenda dos novos prefeitos”, disse.

A necessidade de reforço nas ações que garantam a sustentabilidade dos negócios do Empreendedor Individual também foi destacada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. “O grande desafio é garantir que eles possam melhorar seus negócios e aumentar a renda. Para isso, é necessário aumentar a produtividade deles, o que só será possível com capacitação, assistência técnica e crédito”, disse o ministro.

Entre as decisões desta quinta-feira, está a formação de dois subgrupos que definirão meios de ampliar a informação e o acesso ao crédito para os EI. A resolução foi baseada no depoimento da costureira e empreendedora individual Andria Mendes. Ela contou que teve dificuldades para conseguir financiamento para a atividade.

EI são trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano. Entre outras categorias, podem se registrar como EI vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiras, pedreiros, eletricistas e encanadores. Atualmente mais de 2,4 milhões pessoas já se formalizaram. O Sebrae estima que, até 2014, serão cerca de 4 milhões.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha