Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE lança perfil de Caxias do Sul e dos demais municípios gaúchos

13/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

Potencial de consumo e envelhecimento da população estão entre os destaques revelados pelos dados

Da Redação

Caxias do Sul é dos municípios que se destaca pelo potencial de consumo (Foto: João Alves)

Caxias do Sul – Um mapeamento completo para ajudar a analisar as possibilidades e os desafios de Caxias do Sul e dos outros 496 municípios do Rio Grande do Sul. É o Perfil das Cidades Gaúchas, uma publicação digital exclusiva, elaborada pelo SEBRAE/RS, a partir da compilação de 45 indicadores. As informações de cada local com dados, gráficos e comparativos estão disponíveis aqui

O material pode apoiar decisões de rumos e investimentos tanto de governos quanto da área empresarial. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, relata o superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.

Mais expectativa de vida, novo perfil de consumo

Caxias do Sul é dos municípios que se destaca pelo potencial de consumo, o segundo maior do Estado, só ficando atrás de Porto Alegre. Outra análise interessante diz respeito ao aumento de expectativa de vida e envelhecimento da população. A longevidade dos moradores de Caxias do Sul passou de 70,3 para 76,6 anos, no período entre 1991 e 2010. Com isso, a proporção de pessoas com 65 anos ou mais aumentou 73%, de 1991 a 2014, segundo dados do IBGE e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). “São quase 38 mil idosos, o que representa uma oportunidade para empresas e o setor público em oferecer produtos e serviços para essa parcela da população”, sugere André Campos, gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, responsável pelo estudo.

O município também registrou uma alta bem significativa no Produto Interno Bruto, que chegou a 74% de aumento no período entre 2009 e 2013. “No entanto, esse ritmo de crescimento não deve ser mantido nos anos seguintes, em função da crise estrutural que afeta especialmente a indústria de base e traz consequências para o polo metalmecânico da Serra Gaúcha”, lamenta Campos.

A origem do mapeamento

O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso dos rankings de potencial de consumo e de compras públicas”, detalha o gerente. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.

Confira os maiores potenciais de consumo do Estado e o destaque caxiense:

Ranking de Potencial de Consumo (2016)

Ranking Município Potencial de Consumo (em R$ bilhões)
Porto Alegre 44,557
Caxias do Sul 14,581
Canoas 8,315
Santa Maria 6,625
Pelotas 6,377
São Leopoldo 5,986
Novo Hamburgo 5,977
Gravataí 5,838
Passo Fundo 4,884
10º Rio Grande 4,646

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Pitch no carro

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing