Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae investirá mais de R$ 1 milhão em municípios do Noroeste e Sul gaúcho

22/01/13

Da Redação

COMPARTILHE

Dinheiro será aplicado nas 59 cidades que compõe dois dos Territórios da Cidadania no Rio Grande do Sul

Da Redação

Recursos serão aplicados em ações para produtores rurais, MPEs e Empreendedores Individuais (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – O Sebrae investirá mais de R$ 1 milhão nos 59 municípios que compõe o Programa Territórios da Cidadania no Rio Grande do Sul em 2013. Este dinheiro chegará às cidades através de diversas ações em prol das micro e pequenas empresas (MPEs), dos Microempreendedores Individuais (MEI) e produtores rurais locais. “São iniciativas estratégicas que buscam potencializar os pequenos negócios e, consequemente, a economia destas áreas”, explica o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. O Territórios da Cidadania é um programa do Sebrae Nacional que visa contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes menos desenvolvidos.

A meta da entidade em 2013 é atender 4.177 empresas individualmente e 418 através dos projetos coletivos na região do Noroeste Colonial, que abrange 34 cidades. Na zona Sul, onde 25 cidades fazem parte do programa, o objetivo é que 4.150 negócios recebam atendimento individual ao longo do ano e outros 415 nos projetos coletivos. “Trabalharemos o potencial turístico de algumas cidades e o artesanato que está latente em grupos já trabalhados em 2012”, explica o técnico do Sebrae/RS responsável pelo programa no Noroeste Colonial, Claudiomiro Reis.

As ações também terão foco na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e na formação de Agentes Locais de Desenvolvimento. “Concentraremos nosso foco nas cidades que demonstrarem interesse em aprimorar suas compras governamentais, desburocratização, MEI e Agente de Desenvolvimento”, explica Jussara Argoud, responsável pelo Territórios da Cidadania na região Sul gaúcha. A meta da entidade é tornar a Lei Geral uma realidade que de fato transforme positivamente o dia a dia das MPEs, tendo como meta implementá-la em, no mínimo, sete cidades destas duas regiões.

Em 2012, mais de 11 mil atendimentos foram realizados em empresas destas duas regiões gaúchas. Até o final do ano que vem, quando se encerram os três anos de trabalho do programa, 27.480 atendimentos terão sido realizados, conforme projeções do Sebrae. De acordo com a gestora estadual do programa no Sebrae/RS, Tangriane Forest, com esta atuação, o Sebrae pretende dinamizar a economia das cidades e assegurar condições de crescimento empresarial e sustentabilidade dos negócios.

Os municípios que compõem o Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo governo Federal e atendem aos seguintes critérios: Menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) territorial; Baixo dinamismo econômico, segundo a tipologia das desigualdades regionais na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNRD), do Ministério da Integração Nacional (MI); Maior concentração de benefícios do programa Bolsa Família; Maior concentração de agricultores familiares, assentados, populações quilombolas e indígenas; Densidade populacional média abaixo de 80 habitantes por Km²; e População média municipal de até 50 mil habitantes.

 

Municípios atendidos:

Noroeste Colonial (34): Ajuricaba Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Zona Sul (25): Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação