Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE e parceiros lançam projeto para impulsionar setor coureiro-calçadista gaúcho

05/07/13

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa leva inovação e tecnologia aos pequenos negócios dos Vales do Rio dos Sinos, Caí e Paranhana

Da Redação

(Foto: João Alves)

Novo Hamburgo – As pequenas empresas industriais do setor coureiro-calçadista dos vales do Rio dos Sinos, Caí e Paranhana irão ganhar um grande impulso, graças ao Projeto Rede de Serviços Tecnológicos (RST), iniciativa do SEBRAE e parceiros, lançado na noite de quinta-feira, 4 de julho, em Novo Hamburgo. A ação permitirá que os pequenos empreendimentos possam ficar mais próximos de institutos tecnológicos para acessar soluções de acordo com a necessidade do setor.

O RST é um projeto desenvolvido pelo SEBRAE, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Mache (COSMOB), da Itália, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). As suas ações serão desenvolvidas em cinco estados com foco nas pequenas empresas industriais de dois setores: de couro e calçados, no Vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina; Vales do Rio dos Sinos, Caí e Paranhana, no Rio Grande do Sul; e em Campina Grande, na Paraíba; e de madeira e móveis, em Belo Horizonte, Minas Gerais; e em Arapongas, no Paraná. A expectativa é atender, no total, 1.214 pequenas empresas nessas regiões até 2016, com investimentos da ordem de R$ 16 milhões.

Presente ao evento, o superintendente do SEBRAE/RS, Léo Hainzenreder, destacou que “a expectativa é de que a RST traga uma considerável contribuição no incentivo à inovação e ao adensamento tecnológico para as pequenas empresas locais. Será uma ação muito útil para o setor, que a todo momento enfrenta desafios sistêmicos e conjunturais e precisa se reinventar para manter-se competitivo”. Hainzenreder lembrou, também, que o SEBRAE/RS atua no setor coureiro calçadista há mais de 10 anos com projetos setoriais. Ao longo deste tempo, a entidade atendeu cerca de 4 mil micro e pequenas empresas a partir de um investimento de mais de R$ 15 milhões.

O diretor Técnico do SEBRAE/RS, Marco Kappel Ribeiro, afirmou que “o projeto é audacioso, difícil e complexo, mas irá proporcionar, com certeza, ganhos substanciais na melhoria dos processos e de produtos”. Kappel salientou que os objetivos da RST incluem, entre outros, a melhoria das peças fabricadas pelas pequenas empresas, aperfeiçoamento do processo produtivo, aplicação de metodologias avançadas de design, estímulo ao desenvolvimento de protótipos, busca de novas tecnologias e trabalho de forma sustentável.

Para o diretor Técnico do SEBRAE Nacional, Carlos Alberto dos Santos, “o componente importante da RST é que ela vai permitir um salto de qualidade naquilo que beneficia todo o segmento”. Ele enfatizou, ainda que “se não fosse uma iniciativa audaciosa, difícil e complexa já teriam feito e não seria para nós”. Já o presidente do Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Mache (COSMOB), da Itália, Alessio Gnaccarini, ressaltou que as variantes de progresso das empresas tomaram novos rumos em um mundo cada vez mais globalizado. “Antes, produtividade baseava-se em baixos custos e automação; hoje, os fatores definidores são mais amplos. Estamos falando de alta performance, customização e valorização do capital humano, entre outras variáveis”, disse.

A parceria SEBRAE-BID-COSMOB foi iniciada em 2008, junto ao segmento de madeira e móveis da Amazônia brasileira, especificamente nos estados do Amazonas e Pará. A ideia era gerar competitividade e difundir soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável das empresas. Fundado em 1984, o Cosmob reúne 250 empresas da cadeia de móveis da Itália.

A solenidade de lançamento da RST no Rio Grande do Sul, ocorreu no NH Hall, em Novo Hamburgo, e contou com as presenças de diretores, gerentes e técnicos da instituição, nos níveis nacional quanto estadual. Entre outros, compareceram o superintendente do SEBRAE/RS, Léo Hainzenreder, o diretor Técnico da instituição no RS, Marco Kappel Ribeiro, o diretor Técnico do SEBRAE/NA, Carlos Alberto dos Santos, o presidente do COSMOB, Alessio Gnaccarini, o diretor do BID, Ismael Gilio, e lideranças empresariais e políticas da região dos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios