Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae e ABNT lançam norma de gestão ambiental

20/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Documento foi apresentado no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo

Rio de Janeiro

(Guilherme Lima) O empresário alagoano Nairon Monteiro e Luiz Barretto, presidente do SebraePara facilitar a certificação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) das micro e pequenas empresas (MPE), o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram nessa terça-feira, dia 19, a ABNT NBR ISO 14005. A norma orienta os empreendimentos durante o processo de implementação dos requisitos previstos na ABNT NBR ISO 14001, para a prática do SGA. O documento foi lançado no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo, na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

“A nossa meta é introduzir no dia a dia das MPEs uma agenda conectada com as atuais exigências do mercado, principalmente no que diz respeito à certificação e mudanças tecnológicas. Quem é sustentável se destaca nos negócios”, enfatizou Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Apesar de não ser obrigatória, a adesão às normas técnicas traz para as empresas vantagens competitivas no mercado, devido à preferência dos compradores por fornecedores que adotam práticas de gestão ambiental. “Assim como muitas grandes empresas e governos já exigem dos fornecedores a certificação dos sistemas de gestão da qualidade, com base na ABNT NBR ISO 9001, prevê-se que também será exigida a certificação de sistemas de gestão ambiental com base na ABNT NBR ISO 14001”, ressalta Carlos Santos Amorim Júnior, diretor de relações externas da ABNT.

O empresário alagoano Nairon Monteiro, fabricante de móveis sob medida, foi o primeiro a obter a certificação. Participante da Comissão de Estudo de Sistemas de Gestão Ambiental da ABNT, ele atesta o ISO como uma diferencial em seus negócios. No mercado desde 1993, Nairon usa madeira de reflorestamento de eucalipto em seus produtos e faz a segregação interna da matéria-prima, como as sobras das chapas, as latas de solventes e as colas. “É gratificante ter o trabalho reconhecido. É uma prova de que estamos no caminho certo. Essa certificação fará a nossa empresa conquistar outros mercados”.

Reconhecida internacionalmente, a ABNT NBR ISO 14005 é comercializada pela ABNT por R$ 164,70, sendo que para adquirir essa norma as micro e pequenas empresas pagarão apenas um terço desse valor, R$ 54,90. O restante será custeado pelo Sebrae e ABNT. A parceria entre as duas instituições foi formalizada em 2010 com um convênio para a disseminação de normas técnicas para o segmento. Mas, desde 2007, as instituições promovem capacitações e sensibilizam os pequenos negócios com o objetivo de aumentar a competitividade por meio do uso de normas técnicas como fator de inovação.

O governo já anunciou que, a partir da Rio+20, as compras públicas serão feitas, preferencialmente, de empresas sustentáveis. O projeto de Lei (PLS 5/2011) inclui a sustentabilidade como critério de desempate nas aquisições governamentais de bens e produtos. Atualmente, a matéria está em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios