Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae distribui cartilha aos candidatos a prefeito

12/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Guia distribuído em todo o país traz dez passos e cem ações para promover o crescimento das MPEs e dos municípios

Da Redação

Serão entregues 20 mil exemplares da cartilha (Foto: Reprodução)

Porto Alegre – Em todo o país, o Sebrae está distribuindo o Guia do Candidato Empreendedor, publicação que sugere os dez passos e as cem ações que os candidatos a prefeito nas próximas eleições municipais podem seguir para promover o desenvolvimento sustentável nos seus municípios, utilizando o potencial dos pequenos negócios. Serão entregues 20 mil exemplares da Cartilha, sendo dois mil para os diretórios nacionais dos partidos políticos e lideranças no Congresso Nacional, e 18 mil para diretórios regionais e candidatos a prefeitos. 

As sugestões da publicação levam em conta exemplos de sucesso desenvolvidos por diversos chefes de executivos municipais no Brasil e que podem ser adaptados à realidade de cada cidade. O documento aponta, por exemplo, que o primeiro passo que deve constar da agenda de compromissos do candidato empreendedor é preparar os gestores e servidores públicos para o desenvolvimento com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/06). A legislação criou vários mecanismos com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para os pequenos empreendimentos.

“Ao distribuir a Cartilha, o Sebrae foca na continuidade do esforço para melhorar o ambiente econômico e favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios. Este é um caminho que os futuros administradores municipais devem levar em conta na hora de projetar seus planos de governo”, salienta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Outro passo a ser seguido é apoiar a formalização e o sucesso dos Empreendedores Individuais (EI), trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano como cabeleireiras, vendedoras de roupa, vendedores de churrasquinho e encanadores, entre centenas de atividades profissionais. Atualmente, existem cerca de 2,8 milhões de EIs no território nacional, sendo 163 mil deles no Rio Grande do Sul.

Os demais passos incluem o prestígio aos comerciantes do município; o fortalecimento das indústrias e atração de empreendimentos; modernização e profissionalização das atividades dos prestadores de serviços; transformar os empreendedores do turismo em indutores do desenvolvimento; facilitar o associativismo dos agricultores familiares e consolidar seus avanços; articular o acesso à tecnologia pelos produtores rurais para agregar valor à produção; qualificar os empreendedores para os desafios da sustentabilidade; e estimular o ensino do empreendedorismo e a cultura da cooperação.

Em cada um dos dez passos são definidas as ações a serem seguidas. “A ideia é que as propostas ampliem o debate sobre desenvolvimento sustentável com base nos pequenos negócios. O Sebrae entende que esse tipo de empreendimento precisa ser economicamente viável e duradouro, socialmente justo e ter sustentabilidade”, finaliza o presidente Vitor Koch.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Agosto de 2017

Espaço de Gastronomia levará oficinas e degustação às cegas para o Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2017

Gaúchos participam de tour da moda e Latam Retail Show em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer