Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Saúde

Tecnologia

Megatendências em Digital Healthcare

16/03/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O mundo vem se modificando rapidamente, e precisamos nos integrar a estas mudanças o quanto antes. A medicina e o setor da saúde como um todo devem acompanhar essas exigências

Sabemos que o uso da tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas, e no mercado da saúde isso não poderia ser diferente. Porém, não é só ela a grande tendência de 2017/2018: os assuntos econômicos, principalmente da indústria farmacêutica, estão sempre em pauta e terão um ano decisivo pela frente.

Quando se fala em tecnologia para a área da saúde, segundo especialistas da Gartner, há grandes tendências que são estratégicas para a maioria das organizações empresariais públicas e privadas em Digital Healthcare. São elas:

  • O Healthcare Delivery, que são dispositivos e serviços de monitoramento residencial que serão cada vez mais utilizados por Sistemas de Públicos e Privados de Saúde, principalmente pelos usuários com patologias crônicas ou com idade avançada.
  • A indústria da Personalization, que são sensores e equipamentos direcionados a indivíduos com particularidades como, por exemplo, patologias crônicas, deficiências motoras, problemas de saúde mental, entre outros.
  • A Devicelization & Mobilidade, que são dispositivos e sensores acoplados a smartphones. Trata-se do desdobramento do conceito da “Internet of Things” (internet das coisas), no qual dispositivos e nanoaplicações farão parte no nosso dia a dia de maneira orgânica.
  • As Wearables Technologies (tecnologias vestíveis), que são roupas e acessórios incorporados a computadores (computação em nuvem) e que monitoram os sinais vitais e principais informações sobre as atividades corporais.
  • O Healthcare Remotelization, que são plataformas integradas que permitem a comunicação remota (telemedicina) entre paciente e médico. A conscientização da saúde pessoal deve provocar nas próximas gerações um novo perfil de sociedade, onde cada indivíduo aumentará gradualmente seu autocuidado.
  • O Ehealth Cloud Computing, que deve incrementar consideravelmente a informatização na área da saúde, possibilitando a redução de custos e aumento das facilidades para a Cadeia Assistencial. O Clinical Intelligence é o uso secundário dos dados clínicos que possam apoiar decisões gerenciais. Esse sistema pode reunir todos esses dados e fornece um conjunto de ferramentas para análise e geração de relatórios médicos.
  • A impressora 3D, que será capaz de replicar partes do corpo, próteses e implantes sob medida. No futuro, esses equipamentos poderão imprimir órgãos humanos e acabar com a fila dos transplantes.
  • Redes Sociais, que a indústria de serviços médicos está aprendendo a utilizar no contexto da mobilidade digital para adicionar valor aos seus objetivos corporativos e assistenciais. Muitas ferramentas estão se integrando ao universo da saúde interligando indivíduos e corporações.

Outras tendências incluem o uso cada vez maior de smartphones pelos pacientes para acessar as informações sobre o próprio estado de saúde e seus registros e laudos médicos completos. Esta é uma das vantagens de se automatizar processos e disponibilizar estes dados online.

Desta forma, o celular será um dos mais importantes instrumentos médicos também para os profissionais da saúde, tanto em países de alta quanto de baixa renda, em que eles também poderão acessar os arquivos do paciente em tempo real, e a qualquer momento.

O cenário vem se modificando muito rapidamente e precisamos nos integrar a estas mudanças o quanto antes. A medicina e o setor da saúde como um todo devem acompanhar as exigências do mundo voltado para novas tecnologias.

 

SAIBA MAIS

E-book – Tendências do Setor da Saúde

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde