Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Saúde

Terceira Idade

A mudança de endereço para viver melhor e com mais qualidade

04/09/17
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Gerência Setorial do Comércio e Serviços

COMPARTILHE
Uma das reviravoltas no setor da saúde se deu pelo aumento de idosos e, consequentemente, de oportunidades de negócios relacionados à terceira idade

Ao optar pela mudança para um residencial geriátrico, é importante escolher aquele que melhor atende às necessidades do idoso.

O Residencial geriátrico é um local especializado no acolhimento aos idosos, que estimula sua convivência social e a manutenção dos laços familiares. As modalidades de atendimento são: residência permanente, residência temporária e centro dia, contemplando diferentes graus de dependência.

Segundo Henri Siegert Chazan, presidente do Sindihospa e diretor do Residencial Pedra Redonda, os residenciais promovem uma “verdadeira inclusão” para os idosos, em oposição ao senso comum de que esses espaços são locais de abandono. “Temos de mudar a imagem nefasta que existe hoje. Essas casas oferecem mais conforto para os idosos, com melhor alimentação, além de segurança para locomoção e para administração de medicamentos. Com esse trabalho, podemos até antecipar a detecção de problemas de saúde, salvando vidas”, afirmou.

Esta nova realidade apresenta uma janela de oportunidades. No futuro, o número de brasileiros economicamente ativos (entre 15 a 64 anos) será maior do que a parcela de população dependente (menores e idosos que não trabalham). Outros dados, divulgados pelo IBGE, mostram que os idosos de 60 anos ou mais possuem como principal fonte de rendimentos sua aposentadoria ou pensão, equivalendo a 66,2% da renda, e chegando a 74,7% no caso do grupo de 65 anos ou mais.

Em palestra realizada no III Fórum da Longevidade da Bradesco Vida e Previdência, o cientista social e ex-coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas), José Carlos Libânio, afirmou que é um mito achar que idosos vivem mal. “Apenas 5% dos idosos e 2% das idosas relatam viver com dificuldades financeiras”, relatou. Segundo Libânio, 85% dos idosos têm autonomia financeira. Desses, 71% afirmaram ter controle total das despesas, enquanto 14% disseram que o controle é parcial. “O Brasil é diferente de outros países, aqui o idoso está mais absorvido pelo mercado de trabalho”, concluiu.

[Diante de todos esses números, a decisão por morar em um residencial geriátrico está mais presente nas escolhas familiares, a mudança de endereço requer atenção a vários itens que envolvem o idoso, sua família e aspectos emocionais, ambientais, estruturais, financeiros e culturais.

O residencial proporciona soluções para uma melhor qualidade de vida, respeitando as particularidades dos idosos.

Ao longo dos anos, os negócios da saúde têm sofrido a influência das transformações nos hábitos e na estrutura da sociedade brasileira. Uma das reviravoltas no setor se deu pelo aumento de idosos e, consequentemente, de oportunidades de negócios relacionados à terceira idade, principalmente residenciais geriátricos em todo o Rio Grande do Sul.

O aumento da expectativa de vida, associado à redução da taxa de natalidade, está modificando o perfil epidemiológico da população brasileira. Nos próximos anos, está previsto um aumento de 13,9 milhões de pessoas com mais de 60 anos, passando de 20,6 milhões, em 2010, para 34,5 milhões, em 2025 (dados IBGE). Esse cenário deve levar o Brasil ao posto de sexta maior população de idosos em números absolutos no mundo.

Para conhecer iniciativas para o setor da saúde relacionadas à Terceira Idade, acesse o site www.sindihospa.com.br

PROJETO SEBRAE: Conexão Healthcare qualifica serviços de Saúde em Porto Alegre é uma iniciativa do SEBRAE/RS, em parceria com o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) para aprimorar o trabalho das empresas ligadas à área da saúde. Está prevista a participação de 15 micro e pequenas empresas do segmento de geriatria e instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Empreendedores interessados em participar dessa iniciativa pioneira podem entrar em contato pelo número (51) 99791-3111 ou pelo e-mail lucasa@sebrae-rs.com.br.

DEPARTAMENTO DE RESIDENCIAIS GERIÁTRICOS: Reúne empresários proprietários de clínicas e residenciais que prestam atendimento ao idoso, uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. Um dos objetivos do grupo é buscar formas de mostrar para a sociedade que existem empresas sérias, e que as famílias devem conhecer os critérios importantes na hora de escolher onde irão hospedar paciente idoso.

Saiba mais no site SINDIHOSPA

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios