Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

São Leopoldo se integra à REDESIM

21/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Lançamento oficial do sistema que agiliza e desburocratiza a abertura de empresas será na quarta-feira, 23 de setembro

Da Redação

São Leopoldo oficiará adesão à Redesim dia 23 de setembro (Foto: Ricardo Fuchs / Divulgação Prefeitura)

São Leopoldo – Um importante passo para o empreendedorismo da cidade. Na quarta-feira, 23 de setembro, às 11 horas, São Leopoldo passará a integrar oficialmente a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A adesão será formalizada pelo prefeito Anibal Moacir da Silva, pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Cunha Fialho, e pelo presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Mazzardo. Na mesma data, será inaugurado o escritório da Junta Comercial em São Leopoldo. O evento ocorre na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Dom João Becker, 754.

Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. A gestora de políticas públicas da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, desta que, a partir deste mês, toda a documentação para a abertura de empresas será direcionada para um único local, a Sala do Empreendedor, na sede da prefeitura.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo, Mário Rosito, quem deve andar são os papeis e não as pessoas interessadas em abrir um negócio. “No futuro, todo o processo poderá ser feito a partir do computador do empresário em sua casa ou escritório”, projeta o secretário. O avanço é significativo. A simplificação para o registro de empresas fez com que todo o processo para obtenção de alvarás provisórios para empreendimentos de baixo ou médio risco leve apenas quatro dias. Antes, a oficialização de um novo negócio levava cerca de um mês e o empreendedor era obrigado a percorrer vários endereços para levar a documentação.

As informações sobre a REDESIM e os documentos necessários estarão disponíveis no site www.saoleopoldo.rs.gov.br e também pelo telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico: (51) 3526-5381 ou diretamente na Sala do Empreendedor, localizada no térreo da Prefeitura Municipal.

Gramado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 municípios até o final do ano.

A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha