Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

São José do Ouro implementa a Lei Geral

03/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município possui três agentes de desenvolvimento e realiza licitações exclusivas para os pequenos negócios

Da Redação

Município está localizado na região Planalto do RS (Foto: Divulgação / Prefeitura)

São José do Ouro – O município de São José do Ouro está entre os que implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Estado. A adoção da lei garante uma série de benefícios para os empreendedores e estimula o desenvolvimento da cidade. Além de licitação exclusiva para compras governamentais, o município emite o alvará de abertura de empresa instantaneamente.

O técnico do SEBRAE/RS da Regional Planalto Patric Cunha Strapazzon conta que a cidade se destaca pelo empenho na implementação da lei. “São José do Ouro tem três agentes de desenvolvimento nomeados, um é responsável pela parte de tributos e outros dois cuidam da área de compras públicas”, informa. Com isso, o município garantiu uma importante conquista que é a licitação exclusiva para micro e pequenas empresas. “A cidade também unificou a entrada de dados e documentos e o alvará é emitido instantaneamente”, enumera Strapazzon.

Para a agente de desenvolvimento responsável pelas licitações, Rosenara Carneiro Costa, a adesão e a conscientização das empresas precisam avançar. “Atualmente, para motivar a participação nas licitações, divulgamos no site e chegamos a ligar diretamente para os empresários. A ideia é lançar cursos de preparação para que as empresas adquiram o conhecimento necessário e estimular a participação nos pregões”, comenta. Além da preparação dos empreendedores para o processo de compras públicas, estão entre os objetivos da Prefeitura, a formação dos agentes de desenvolvimento e também a promoção de oficinas gratuitas para os Microempreendedores Individuais, em parceria com o SEBRAE/RS.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 182 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha