Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

São Francisco de Assis auxilia pequenos negócios

30/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Através da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o município garante benefícios aos empreendedores

Da Redação

Três municípios da região Centro do RS já implementaram a Lei  (Foto: Divulgação Prefeitura)

São Francisco de Assis – Com o apoio do Sebrae/RS, São Franciso de Assis é mais um município do Rio Grande do Sul que retira a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa do papel, com o objetivo de beneficiar os pequenos negócios. Já são 49 as cidades gaúchas que implementaram a legislação, sendo que três estão localizadas na região Centro: São Francisco de Assis, Santa Maria e Santiago.

Devido ao número significativo de empreendedores individuais em São Francisco de Assis, ao todo são 196, a prefeitura percebeu a necessidade de colocar em prática a legislação que garante vantagens para micro e pequenas empresas (MPEs). Os capítulos da Lei Geral que estão sendo executados na cidade são: Agente de Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor Individual (EI).

Dentre as iniciativas de destaque estão a dispensa de “habite-se” para o EI, a manutenção do IPTU como residencial para o empreendedor que exerce atividade na própria residência e o alvará de funcionamento – em residências e em áreas desprovidas de regulamentação fundiária, para as atividades de baixo risco. Também foi nomeado um Agente de Desenvolvimento, capacitado e com plano de trabalho efetivo. São Francisco de Assis estabelece, ainda, um prazo máximo para abrir uma empresa: cinco dias. E oferece local específico para atendimento ao empreendedor.

“Já cumprimos a meta de implementar a Lei Geral em mais de 41 cidades gaúchas. Isso representa uma grande melhora no desenvolvimento dos pequenos negócios. Apesar dos bons resultados, queremos ainda mais municípios engajados na implementação da Lei”, ressalta Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS. Atualmente, 429 municípios do Estado já aprovaram o texto da Lei Geral das MPEs.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação