Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Santo Cristo é pioneiro em Programa de Compras Públicas para micro e pequenas empresas

12/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município já estabeleceu o cronograma de compras para 2016

Da Redação

Município de Santo Cristo está localizado na região Noroeste do Estado (Foto: Divulgação)

Santo Cristo – O Rio Grande do Sul já tem uma referência em compras governamentais. É a cidade de Santo Cristo, no Noroeste do Estado, que deu a largada no projeto Compra Cidade, uma iniciativa do SEBRAE/RS para estimular as compras públicas de micro e pequenas empresas.

Como parte da adesão à iniciativa, Santo Cristo publicou a Lei 3.758/2015, que institui o Calendário Anual de Compras Governamentais do município. Anualmente, esse cronograma terá de ser publicado até outubro no Plano Plurianual, prevendo as aquisições públicas realizadas no ano seguinte. Com isso, a cidade já realizou seu primeiro planejamento prevendo os itens e serviços que serão adquiridos em 2016 e, em que mês, será feita cada compra.

O gestor de políticas públicas da Regional Noroeste do SEBRAE/RS, Claudiomiro Reis, que acompanhou a implantação do projeto na cidade, conta que a metodologia incluiu a realização de 66 horas de acompanhamento junto às secretarias que geram os pedidos de compra. “O objetivo é capacitar todos os setores para fazer um planejamento anual das aquisições de produtos e serviços. Assim, com volumes maiores é possível garantir compras melhores e com menor custo”, observa.

Outra vantagem do anúncio antecipado é que as micro e pequenas empresas poderão se preparar previamente para processos de licitação e outras formas de aquisição. “A ideia é ampliar o poder de compra, para estimular pequenos negócios locais”, ressalta o secretário de indústria e comércio de Santo Cristo, Emerson Fernando Bernardi. O município está ainda implantando licitações exclusivas e vai promover pregões presenciais para compras de até R$ 80 mil como forma de estimular a participação das micro e pequenas empresas da região. Outra medida adotada foi a capacitação dos servidores e dos próprios empresários para esses novos processos de compras governamentais.

O projeto Compra Cidade está sendo implantado nas cidades com maior densidade de micro e pequenas empresas. Os municípios selecionados precisam ter implementado a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Na Região Noroeste, além de Santo Cristo, Panambi, Pejuçara e Horizontina participam da iniciativa. Ao todo, 25 cidades gaúchas aderiram ao projeto e estão realizando capacitações e medidas para adotar um sistema de compras públicas e o calendário anual.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae