Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Santiago assina adesão ao Programa de Compras Municipais

04/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Cidade é a primeira a tomar a iniciativa em 2015 e vai beneficiar as micro e pequenas empresas com a melhor gestão dos recursos públicos locais

Da Redação

O gerente do SEBRAE/RS na região (à direita) participou do momento de formalização ao Programa (Foto: SEBRAE/RS)

Santiago – O município de Santiago confirmou, no dia 23 de fevereiro, a sua adesão ao Programa de Compras Municipais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs), criado pelo SEBRAE/RS. A partir dessa iniciativa, a prefeitura reforça a política de estimular o desenvolvimento sustentável da comunidade, também, a partir da gestão dos recursos que destina para as compras necessárias da cidade. Hoje, Santiago possui 3.096 negócios que se enquadram nas categorias de Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Na ocasião do evento, além do prefeito Júlio César Viero Ruivo, prestigiaram o momento os secretários de Gestão, Tiago Gorski Lacerda, e da Fazenda, Sergio Luiz Perufo. Por parte do SEBRAE/RS, o gerente regional, Andre Luiz Fialho Blos, explicou que a partir do termo de adesão, ainda em março, deverá iniciar o trabalho de diagnóstico de como a prefeitura tem realizado suas compras relacionadas aos pequenos negócios. Conforme o técnico do SEBRAE/RS local, Carlos Eduardo Machado dos Santos, com a identificação da atual situação será possível fazer um planejamento de áreas de atuação e potencial para crescimento de compras públicas tendo como fornecedores os pequenos negócios da cidade.

“O Programa de Compras Municipais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não apenas apoia as prefeituras em rever a forma como utiliza os recursos públicos, mas auxilia as equipes de licitações a direcionar melhor esses recursos, resultando em geração de atividade econômica no próprio município”, resume Santos. Outras ações importantes decorrentes da adaptação da prefeitura são a criação de um cadastro de fornecedores com distinção de porte e a maior agilidade nos pagamentos. “O SEBRAE/RS atua junto aos servidores, oportunizando capacitação com foco nas ações voltadas às micro e pequenas empresas e, também, atua ao lado dos empreendedores para que possam estar aptos a participarem das licitações de forma correta”, completa o técnico do SEBRAE/RS no município.

Para o prefeito de Santiago, o Programa de Compras Municipais possui ainda o mérito de “ajudar o poder local a cumprir a Lei Geral e garantir o espaço dos pequenos negócios junto aos planos de desenvolvimento que os prefeitos traçam para suas comunidades. No primeiro momento, o diagnóstico da situação atual vai nos ajudar a identificar o potencial de crescimento da comunidade”, disse Júlio César Viero Ruivo.

Até o final de 2014, o SEBRAE/RS contabilizava 12 prefeituras gaúchas participantes do Programa de Compras Públicas. São elas: Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Lajeado, Esteio, Venâncio Aires, Camaquã, Gramado, São Lourenço do Sul, Encruzilhada do Sul e Santo Cristo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional