Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito Consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salões de beleza ganham certificado de qualidade

11/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Norma técnica que será publicada em 2013 é tema de palestras durante Beauty Fair, que movimenta São Paulo neste fim de semana

Leandro de Souza

Brasília – Até o início do primeiro semestre de 2013, os salões de beleza de todo o país já poderão consultar as propostas para a elaboração da primeira norma técnica que vai certificar exclusivamente as empresas desse segmento. As regras estão sendo produzidas por uma comissão de estudo, formada por donos de salões, cabeleireiros, sindicatos, representantes da indústria de cosméticos e representantes de outros tipos de empreendimentos ligados ao setor.

A construção da norma é decorrente do convênio fechado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Sebrae, que coordena o trabalho em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Após a fase de consulta, a norma será publicada. Os empresários do segmento interessados em receber a certificação, que vai atestar a qualidade dos processos adotados no empreendimento, poderão pagar o equivalente a 1/3 do valor total, que ainda não foi definido. Os outros dois terços serão bancados pelo Sebrae e ABIHPEC. 

O assunto foi tema de duas palestras na Beauty Fair – a segunda maior feira de beleza do mundo, que acontece nos pavilhões da Expo Center, em São Paulo, até esta terça-feira (11/09). Ambas foram apresentadas pela consultora técnica do Sebrae em São Paulo, Elderci Garcia, que integra o comitê responsável pela elaboração dos procedimentos necessários para obtenção da certificação.

Elderci lembra que a norma da ABNT não é lei, mas referência de qualidade para orientar os empreendimentos. “A adoção dos procedimentos padronizados só é exigido do empreendimento interessado em obter a certificação”, conta.  No entanto, a colaboradora do Sebrae entende que o modelo terá reflexos em todo o setor. “Pela primeira vez, o segmento de beleza está junto para discutir parâmetros de qualificação. Será uma referência, um padrão a ser alcançado. É um marco histórico”, aponta Garcia.

Entre as medidas que terão de ser incorporadas pelos salões interessados na certificação está a exigência de sistema de gestão, criação de manual de procedimentos e descarte adequado de resíduos químicos e humanos, entre outras. As regras estão sendo elaboradas com base nos pilares Gestão e Sustentabilidade – Processos Produtivos; Gestão – Processos Gerenciais; Educação e Ética – Formação Profissional e Instalações Prediais e Mobiliárias.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107-9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional