Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão do Empreendedor Rural explora oportunidades do agronegócio gaúcho

22/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Cinco segmentos de alto potencial para o cultivo em solo gaúcho serão detalhados durante a Expointer, entre 27 de agosto e 4 de setembro

Da Redação

Apicultura, fruticultura, olericultura, vitivinicultura e olivicultura estarão em destaque no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Banco de Imagens)

Esteio – Informações sobre tendências e oportunidades do agronegócio no Rio Grande do Sul estarão à disposição dos visitantes da 39ª edição Expointer, maior evento do setor na América Latina. No Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, espaços temáticos irão detalhar cinco segmentos de grande potencial para o Estado: vitivinicultura, apicultura, olericultura, fruticultura e olivicultura. A Expointer ocorre entre 27 de agosto e 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil (BR-116, Km 13, s/n) em Esteio.

O papel da primeira edição do Salão do Empreendedor Rural é trabalhar fortemente o empreendedorismo no campo, tanto com novas possibilidades como no apoio à gestão das propriedades. Para cada segmento serão fornecidas todas as informações sobre cultivo e produção, levando em conta as condições climáticas e do solo gaúcho. Na apicultura, por exemplo, o visitante conhecerá as oportunidades de mercado, o valor de investimento, rentabilidade e os subprodutos, bem como a gestão do negócio.

Para explorar o universo da olericultura, óculos 3D permitirão um passeio pelo ambiente virtual, simulando as características reais de hortaliças. No espaço da fruticultura, toda a cadeia produtiva será detalhada. Entre os exemplos que serão mostrados está a cultura da uva, já consolidada no Rio Grande do Sul. Também será apresentado o cultivo de oliveiras, apontado como tendência de mercado e ainda recente em terras sulistas. As entidades têm trabalhado de forma intensiva para reunir informações sobre o setor e, assim, estimular a produção. As condições climáticas e o alto consumo do produto no Brasil, traz excelentes possibilidades para a olivicultura no Estado.

Atualmente, existem oito indústrias extratoras de azeite no Estado e três viveiros cadastrados para a produção de mudas. O espaço de plantio e outras informações que serão relevantes para quem tem interesse na olivicultura estarão reunidas no Salão do Empreendedor Rural.

Salão do Empreendedor Rural

O espaço, de 1.200 metros quadrados, irá destacar, ainda, a Arena do Conhecimento, onde o visitante terá acesso a capacitações e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os principais assuntos, estão: Grandes Culturas Anuais – Milho; Apicultura; Fruticultura; Olericultura; Olivicultura; Turismo Rural; Empreendedorismo; Energia Sustentável e Tendências do Agronegócio. No Espaço de Atendimento, os empreendedores rurais terão acesso a duas ferramentas específicas, que irão fornecer suporte de gestão e diversificação produtiva.

A programação compreenderá, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul, que chega na sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destacará, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva. A tecnologia também será um ponto importante do Salão. Serão demonstradas a aplicação prática de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso dos drones e energia sustentável para a propriedade rural.

Além das entidades que integram o Juntos para Competir, o Salão do Empreendedor também conta com apoio da Emater e Embrapa, e de outras empresas do segmento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Setembro de 2017

Gaúchas que serão destaque no Cachaça Trade Fair 2017

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2017

Mercopar recebe inscrições para as Rodadas de Negócios até quarta-feira

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/09/2017 15:36

Cachaçarias gaúchas participam de feira em São Paulo

Sebrae RS Podcast 18/09/2017 11:22

Empreendedoras criam calcinha que dispensa uso de absorvente