Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão do Empreendedor Rural debuta na Expointer 2016

15/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, contará com inúmeras atrações entre 27 de agosto e 4 de setembro, em Esteio

Da Redação

Salão do Empreendedor Rural estará localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – A Expointer, maior evento destinado ao agronegócio da América Latina, contará com uma atração diferenciada em sua 39ª edição. É o Salão do Empreendedor Rural, uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir. Entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, período da feira, em Esteio, o Salão do Empreendedor contará com uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

A iniciativa, conforme explica o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, tem como princípio “trabalhar fortemente a questão do empreendedorismo rural. O produtor tem que se capacitar, pensar em toda a cadeia produtiva, no mercado e, sobretudo, no valor que o consumidor dá para produtos de qualidade”, afirma.

O Salão do Empreendedor Rural irá destacar cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e cultura do milho. Nestas áreas terá enfoque toda a cadeia produtiva, e como tendência será abordado o forte avanço da olivicultura no Estado. “Por ser uma novidade, ainda temos o que aprender, há muita pesquisa sendo realizada, mas as características do clima são altamente favoráveis e o azeite de oliva produzido nas lavouras gaúchas já é reconhecido dentro e fora do País”, comemora o presidente.

Na Arena do Conhecimento, o visitante terá acesso a capacitações e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os temas que serão abordados destaque para gestão ambiental, tratamento de resíduos, sustentabilidade, eficiência produtiva e turismo rural. Também serão explorados assuntos específicos dos segmentos priorizados no Salão do Empreendedor.

A programação compreenderá, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul, que chega na sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destacará, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva. A tecnologia também será um ponto importante do Salão. Serão demonstradas a aplicação prática de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso dos drones e energia sustentável para a propriedade rural.

Além das entidades que integram o Juntos para Competir, o Salão do Empreendedor conta com apoio da Emater, da Embrapa e de outras empresas do segmento. “O agronegócio e o empreendedorismo são feitos com visão diferenciada e, acima de tudo, em conjunto”, finaliza Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae