Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão do Empreendedor na 40ª Expointer incentiva a criação de novos negócios na Apicultura

Espaço também irá promover palestras, orientações sobre o mercado e como começar a investir na produção de mel

14/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – O público da 40º Expointer contará com um ambiente voltado ao mercado do mel e à criação de novos negócios na apicultura. O espaço é uma das atrações do Salão do Empreendedor, uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac-RS e Senai-RS, e apoio da Embrapa. A feira acontece entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Cadeias produtiva do Mel estará em destaque no Salão do Empreendedor na Expointer 2017 (Foto: Banco de Imagens)

O Brasil é o 8º maior exportador de mel do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Exportadores de Mel, em 2016 o País exportou mais de 22 milhões de quilos do produto, e até junho deste ano, já soma 15 milhões de quilos enviados para países como Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Destacando esse mercado promissor e rentável, o Salão do Empreendedor vai oferecer um espaço onde os futuros produtores poderão vivenciar a apicultura e receber orientações sobre como implantar uma empresa. O local contará com uma estrutura completa com equipamentos para demonstração de todos os processos que envolvem a apicultura. Com a ajuda de protótipos que simulam um apiário, o visitante aprenderá como realizar corretamente a extração de mel sem danificar a colmeia, qual a melhor maneira de fazer a transferência do produto e o envase adequado. O produtor será orientado sobre técnicas de boas práticas apícolas e um panorama do mercado: atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações.

Serão oferecidas, gratuitamente, palestras e dicas com dados sobre o mercado da apicultura no Brasil, como começar a investir e as principais áreas de consumo do mel, como a Indústria de Panificação, Exportação, Indústria Farmacêutica, Cosméticos, Indústria de Laticínios e Compras Governamentais.

Sobre o Salão do Empreendedor

Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e derivados e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação