Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão do Empreendedor explora as possibilidades da lã

Espaço fica no Pavilhão Internacional da Expointer e todas as atividades são gratuitas

24/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Quem visitar o Salão do Empreendedor, na 40º Expointer, poderá conhecer os processos da produção da ovinocultura e ter uma visão prática da cadeia produtiva a partir da apresentação dos seus principais produtos: carne e lã. O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com a Fecomércio/Senac-RS, o SENAI-RS e a Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. O Salão do Empreendedor fica no Pavilhão Internacional e todas as atividades são gratuitas.

A lã é um dos produtos que estará em destaque na cadeia da Ovinocultura (Foto: Banco de Imagens)

O Rio Grande do Sul é responsável por, aproximadamente, 94% da lã produzida no Brasil. Os municípios de Santana do Livramento, Alegrete e Quaraí são os que concentram os maiores rebanhos de ovinos. Voltado ao mercado da lã, o espaço da ovinocultura estará preparado para receber visitantes e produtores demonstrando um pouco desta cadeia de produção. Os materiais produzidos com pura lã, principalmente roupas, são, em média, quatro vezes mais caros que os produzidos com tecidos sintéticos. O Salão do Empreendedor quer mostrar ao consumidor quais as diferenças na qualidade desses produtos.

O público será convidado a conhecer as fases do tratamento da lã, desde o material cru até o resultado final, que serão exemplificados na feira através das principais etapas para confecção de um traje masculino pura lã. Será mostrada a lã suja, ou seja, diretamente saída da tosquia, sem tratamento. Em seguida, a lã limpa e o processo de fiação com os novelos refinados. Na sequência, os visitantes verão o tecido pronto para montagem e, ao final, será apresentado um traje masculino pronto. Para o produtor, o espaço oferecerá também informações sobre as raças ideais para a obtenção da melhor lã, dados sobre o mercado e informações técnicas para melhoria ou implantação do negócio.

Sobre o Salão do Empreendedor

Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae