Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão do Empreendedor apresenta cadeias produtivas e tecnologias a partir de sábado na Expointer

O espaço terá exposição de processos que vão do campo à mesa de sete principais seguimentos em potencial de desenvolvimento no Estado

25/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – De sábado até o dia 3 de setembro, os visitantes da 40ª Expointer terão atração diferenciada para conhecer e explorar. É o Salão do Empreendedor, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE RS, através do Programa Juntos para Competir que, nesta edição, conta com a parceria da Fecomércio/Senac-RS e do Senai-RS, com apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado.

Salão do Empreendedor estará localizado no Pavilhão Internacional (Foto: Divulgação)

Em nove dias de feira, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionadas pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor. O evento apresentará oportunidades aos agricultores que estão em busca de melhorias para implantar em seus sistemas produtivos; aos potenciais empresários, investidores e empreendedores no ramo do agronegócio; e aos empresários de forma geral, independentemente da área de atuação.

Para o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE RS, Carlos Sperotto, o compartilhamento de informações, o destaque para inovações e as oportunidades valiosas ao produtor e empreendedor rural são os diferenciais. “Nesta gestão de esforços entre estas entidades, o importante é poder mostrar a correlação entre os elos da cadeia produtiva, ou seja, o quanto um depende do outro. A harmonia entre eles é o que garante a produção saudável, a renda e a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final”, destaca.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, complementa o presidente.

Pelo segundo ano na feira, que é considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Vitivinicultura. “Teremos o foco no negócio, com o olhar de cadeia, e fortalecendo a apresentação de produtos e tecnologias”.

Principais atrações do Salão do Empreendedor

Vitrine da Carne
Oficinas demonstrativas de técnicas de desossa e preparo de receitas com cortes de carne bovina, ovina e suína das principais raças criadas no Rio Grande do Sul.

Espaço de gastronomia
Mostra de produtos gaúchos que compõem os segmentos apresentados: azeites, carnes, queijos e derivados lácteos, vinhos, espumantes e mel.

Cook shows com receitas contendo os produtos apresentados.

Tecnologia e Inovação
Novas tecnologias com informações sobre os segmentos apresentados:
Óculos 3D com restaurante modelo, estufa modelo e o negócio de queijo modelo.

Apicultura
Apresentação da viabilidade do negócio, técnicas de boas práticas apícolas e panorama do mercado: atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações.

Leite e derivados
Tudo sobre os negócios relacionados a queijos e derivados lácteos; estrutura necessária, legislação e oportunidades de mercado.

Horticultura
Estufa modelo para as culturas de morango, alface e tomate.

Pecuária de corte
Atributos de diferenciação da carne bovina produzida no RS.

Ovinocultura
Visão prática da cadeia a partir da apresentação dos seus principais produtos: carne e lã.

Olivicultura
Informações sobre a cadeia produtiva da olivicultura, apresentação do zoneamento edafoclimático da Olivicultura para o Rio Grande do Sul, confeccionado pela Embrapa Clima Temperado, que considera a aptidão de solo, clima e relevo, além de exposição dos azeites produzidos no Estado.

Vitivinicultura
Mapa interativo das regiões produtoras do Estado e informações da cadeia produtiva, da videira ao mercado.

Arena do Conhecimento
Dedicada à realização de palestras e debates que vão desde o campo até a comercialização dos produtos apresentados em cada segmento, passando por temas como inovação e serviços. Confira a programação da Arena do Conhecimento:

Sobre o Salão do Empreendedor

Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação