Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

Tendências e antecipação das novidades estarão em evidência na feira, de 03 a 06 de outubro

22/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

Caxias do Sul – Nos tempos atuais, a inovação ocupa papel de destaque junto às empresas que buscam se manter competitivas no mercado. Neste ano, a Mercopar colocará novamente à disposição dos expositores e visitantes o Salão da Inovação, espaço que contará com uma série de ações que demonstram, na prática, parte do que já está à disposição das indústrias e que pode representar novas oportunidades de negócios. A 26ª edição da Mercopar acontecerá em Caxias do Sul entre os dias 3 e 6 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Tendências e antecipação das novidades estarão em evidência na feira (Foto: Eduardo Rocha)

Entre as iniciativas apresentadas no Salão da Inovação está o Desafio de Robôs Indústria 4.0, desenvolvido em conjunto pelo Polo Marista, PUCRS e SEBRAE RS. Neste espaço, o desafio consiste em uma linha de montagem com uma estrutura previamente definida, montada em uma mesa automatizada, capaz de integrar as estações de trabalho. As equipes devem automatizar as tarefas especificas de sua estação, assim como a comunicação com a própria mesa e com as outras estações, utilizando os conceitos da indústria 4.0. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro no formulário disponível aqui.

Gigantes do Mercado

Outra ação é o Campeonato de Inovação com três gigantes do mercado: Nissan/Renault, Intercement e Grendene. O objetivo é gerar conexões entre potenciais empresários e startups com estas empresas, gerando soluções inovadoras para o setor. “Vamos dividir esta tarefa em duas partes. O Hackathon, que buscará o desenvolvimento de soluções por pequenas empresas/startups a partir de demandas e oportunidades propostas pelas empresas, e o Matchmaking, que é uma estrutura de conversa entre empresas de pequeno porte e âncoras, visando prospecção de negócios tecnológicos entre as partes”, explica o Gustavo Moreira, técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE RS. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro pelo formulário disponível aqui

Innovation Lab

O Salão da Inovação também contará com três workshops, abordando de uma forma prática e objetiva assuntos atuais como Big Data, Inteligência Artificial e Futurismo. Os encontros terão duração máxima de 5h.

Tema 1) Workshop Inteligência Artificial: dia 03/10, das 15h às 20h.
Desmistifica a Inteligência Artificial e mostra uma série de abordagens que podem beneficiar a indústria e o comércio, tornando mais eficientes e competitivas empresas de praticamente qualquer setor, permitindo a elas realizar operações com menos recursos, tempo, pessoas e matéria-prima, entre outros.

Tema 2) Explorando Big Data: dia 05/10, das 15h às 20h.
O participante terá o conhecimento necessário para coletar, armazenar e analisar uma grande quantidade de dados, estruturados ou não e, a partir de problemas estabelecidos, produzir insights cada vez mais rápidos e assertivos.

Tema 3) StartUCS Future Workshop: dia 06/10, das 15h às 20h.
Estudar o futuro é da natureza humana. Olhar para o futuro gera insights importantes e propiciam a formação de um mindset mais criativo, inovador e estratégico. Neste workshop, será realizado um trabalho de olhar para o futuro, porém resolvendo e aplicando os resultados no presente, criando uma trajetória na geração de valor.

As inscrições para os workshops também devem ser feitas até o dia 02/10, no formulário disponível aqui. 

Uma parceria com o Instituto SENAI de Inovação também estará em evidência durante a feira, por meio de um espaço para demonstração de tecnologias relacionadas a Indústria 4.0, incluindo Manufatura Digital, Robótica Colaborativa, Sensoriamento / Aquisição de Dados e Tecnologias de Interação. No local, haverá equipamentos onde o público poderá experimentar estas novidades, além de oficinas práticas de Plant Simulation (simulação de planta) que permite a simulação e a otimização de sistemas de fabricação.

A Mercopar 

Feira de Subcontratação e Inovação Industrial é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br ou pelos telefones (54) 99122-7561 e (54) 99155-4742, em Caxias do Sul/RS, (51) 3067-5750, em Novo Hamburgo/RS, e 0800 701 4692 para as demais localidades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional