Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Credito Consultoria Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Salão da Inovação terá ações na Mercopar

14/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

A Indústria 4.0 e seus conceitos será um dos pontos em evidência durante a feira que acontece de 4 a 7 de outubro

Da Redação

Mercopar: espaço para tendências no Salão da Inovação (Foto: Eduardo Rocha)

Caxias do Sul – Ao longo de suas 25 edições, a Mercopar sempre teve como uma de suas principais características acompanhar as tendências da indústria e, muitas vezes, se antecipar às novidades que possam se transformar em grandes diferenciais a favor do setor empresarial. Neste ano, a Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontecerá de 4 a 7 de outubro, em Caxias do Sul, novamente apresentará importantes atrativos aos expositores e visitantes, com destaque para o Salão da Inovação, que reunirá projetos e ações relacionados à Indústria 4.0, Desafio Sebrae “Indústria + Solidária”, Desafio de Automação Industrial Via Marte e Hackathon Serra – Edição Indústria Powered by Acelera Serra. “Estamos atentos ao que acontece no mundo, mas sem deixar de contemplar a nossa realidade. Por isto, contaremos com atividades demonstrando a realidade do mercado, as novidades, as tendências e as oportunidades”, ressalta o técnico Gustavo Schneck Moreira, da Gerência de Inovação e Tecnologia do SEBRAE/RS.

A Indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial, terá um enfoque especial durante a Mercopar, explicando como seus conceitos podem ser aplicados junto às empresas. A Indústria 4.0 engloba inovações em automação, controle e tecnologia da informação com aplicação em processos de manufatura. Proporciona troca de dados utilizando conceitos ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, facilitando uma visão e execução de fábricas mais inteligentes, onde suas estruturas de produção são moduladas e conectadas com dados circulando de forma on line, se auto ajustando conforme a necessidade da produção.

Devido à sua importância, este tema será demonstrado em dois espaços dentro do Salão da Inovação: Realidade Virtual e Simulação da Indústria 4.0. “O SEBRAE/RS desenvolveu, em parceria com a equipe técnica do SENAI, um aplicativo de realidade virtual em 3D que simula um ambiente de produção. Por meio de de smartphones os visitantes poderão conhecer os detalhes e ver a simulação de como funciona um processo produtivo baseado em seus conceitos e aplicações. No ambiente da Simulação será possível conhecer e interagir com uma planta produtiva real operando com base nos seis preceitos da Indústria 4.0: Interoperabilidade, Virtualização, Descentralização, Adaptação da Produção, Orientações a Serviços e Sistemas Modulares. Além disso, técnicos do SENAI demonstrarão como os conceitos podem ser aplicados a realidade das MPEs de forma prática através da demonstração com equipamentos”, acrescenta Gustavo Moreira.

Indústria + Solidária

O Desafio SEBRAE “Indústria + Solidária” é resultado da união de projetos e soluções do SEBRAE/RS com a Responsabilidade Social. Desta forma, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, reconhecida por suas ações sociais, se une ao SEBRAE para a realização deste evento. O desafio consiste na criação e produção de brinquedos para doação a entidades carentes. Os participantes deverão desenvolver o processo de invenção e/ou criação a partir dos recursos disponibilizados no local do desafio e a produção deste brinquedo com a utilização de pelo menos três ferramentas da Solução “Indústria +”do SEBRAE/RS. Esta iniciativa é destinada a instituições de ensino e empresas gaúchas. As equipes deverão ser formadas por cinco integrantes que devem estar presentes no desafio durante os dois dias da competição. As inscrições serão realizadas aqui.

Automação industrial Via Marte

Em conjunto com o SEBRAE e Via Marte, a Associação Brasileira da Indústria de Calçados – Abicalçados, com o projeto Future Footwear, desenvolverá um desafio que busca a solução na serialização aplicada no solado dos calçados e a utilização desta informação pelo consumidor. Com foco na gravação, consumo da informação e dados encapsulados, a impressão deve ser confiável, rápida e permanente. Serão entregues materiais e gerados seriais no padrão global, servindo de auxílio aos grupos de trabalho durante os quatro dias da Mercopar. Poderão ser formadas cinco equipes de até quatro pessoas, com o desenvolvimento, mentoria e ideias de negócios. As inscrições serão realizadas aqui.

Hackathon Serra

Esta ação reunirá empresários, designers, programadores, universitários e outros profissionais com o objetivo de explorar e discutir novas ideias, além de desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. A programação contempla atividades durante os quatro dias da feira. Para esta atividade os participantes já foram selecionados em encontro que ocorreu em Caxias do Sul.

A Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo