Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Robô, máquina de testes e sistemas de controle são novidades na Mercopar

03/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Salão da Inovação com a participação de 12 empresas apoiadas pelo Sebrae/RS

Da Redação 
Caxias do Sul – Durante a realização da Mercopar 2012, que teve início na terça-feira (02/10) e segue até esta sexta (05/10) no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, 12 empresas integrantes dos programas Agentes Locais de Inovação e Inova Pequena Empresa participam do Salão da Inovação do Sebrae/RS. Conforme o técnica da gerência de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RS, Gustavo Schneck Moreira, os selecionados a compor o estande são empreendimentos que possuem projetos alinhados com a inovação. “Há empresas com foco nos setores metalmecânico, eletrotécnico e de petróleo e gás”, ressalta Moreira.
 
Um exemplo do que está sendo apresentado na Mercopar é o robô da Instor – Sistemas de Inspeção Robótica, de Porto Alegre. O equipamento possui imã na esteira, permitindo que fique “colado” no casco do navio ou em um tanque de petróleo, para realizar o jateamento da superfície. “Estamos trabalhando para que o robô também pinte. A ideia é tirar o pintor de uma zona de risco, com ambiente insalubre e poluição, para controlar a máquina à distância”, explica o sócio Giovani Geremia.
 
A P&F Indústria Eletrônica, de Caxias do Sul, desenvolveu um sistema para controlar a produtividade e os parâmetros de soldagem. Conforme o vendedor Alexandre Marin, o equipamento é capaz de monitorar a soldagem para que ela ocorra de forma uniforme. “Já tínhamos o controle da produção e agregamos mais este parâmetro. Há uma relação custo benefício positiva por evitar o retrabalho, economizando energia, material e gás. Também é possível averiguar se alguma máquina está parada e verificar o motivo. O acesso aos dados é via internet”, explica Marin.
 
Já o projeto RecValve, da Bortoli Afiações, de Veranópolis, construiu uma máquina para testar válvulas. O diretor Lucio Mauro Bortoli conta que, após a manutenção na peça, o equipamento testa a válvula para certificar que não há vazamentos em uma bancada de testes hidrostáticos. “Iniciamos o projeto em 2011 e já estamos trabalhando com ela. Foi muito bom vir para a feira”, reforça.
 
A 21ª Feira de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina conta com a participação de 587 empresas, das 14 às 21h, com realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios