Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito mei CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Robô, máquina de testes e sistemas de controle são novidades na Mercopar

03/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Salão da Inovação com a participação de 12 empresas apoiadas pelo Sebrae/RS

Da Redação 
Caxias do Sul – Durante a realização da Mercopar 2012, que teve início na terça-feira (02/10) e segue até esta sexta (05/10) no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, 12 empresas integrantes dos programas Agentes Locais de Inovação e Inova Pequena Empresa participam do Salão da Inovação do Sebrae/RS. Conforme o técnica da gerência de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RS, Gustavo Schneck Moreira, os selecionados a compor o estande são empreendimentos que possuem projetos alinhados com a inovação. “Há empresas com foco nos setores metalmecânico, eletrotécnico e de petróleo e gás”, ressalta Moreira.
 
Um exemplo do que está sendo apresentado na Mercopar é o robô da Instor – Sistemas de Inspeção Robótica, de Porto Alegre. O equipamento possui imã na esteira, permitindo que fique “colado” no casco do navio ou em um tanque de petróleo, para realizar o jateamento da superfície. “Estamos trabalhando para que o robô também pinte. A ideia é tirar o pintor de uma zona de risco, com ambiente insalubre e poluição, para controlar a máquina à distância”, explica o sócio Giovani Geremia.
 
A P&F Indústria Eletrônica, de Caxias do Sul, desenvolveu um sistema para controlar a produtividade e os parâmetros de soldagem. Conforme o vendedor Alexandre Marin, o equipamento é capaz de monitorar a soldagem para que ela ocorra de forma uniforme. “Já tínhamos o controle da produção e agregamos mais este parâmetro. Há uma relação custo benefício positiva por evitar o retrabalho, economizando energia, material e gás. Também é possível averiguar se alguma máquina está parada e verificar o motivo. O acesso aos dados é via internet”, explica Marin.
 
Já o projeto RecValve, da Bortoli Afiações, de Veranópolis, construiu uma máquina para testar válvulas. O diretor Lucio Mauro Bortoli conta que, após a manutenção na peça, o equipamento testa a válvula para certificar que não há vazamentos em uma bancada de testes hidrostáticos. “Iniciamos o projeto em 2011 e já estamos trabalhando com ela. Foi muito bom vir para a feira”, reforça.
 
A 21ª Feira de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina conta com a participação de 587 empresas, das 14 às 21h, com realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha