Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito mei CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Rio Pardo é reconhecido pela implementação da Lei Geral

08/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Entrega do certificado será no dia 9 de setembro, às 8h30, no gabinete do prefeito

Da Redação

Rio Pardo receberá certificado de implementação da Lei Geral no dia 09 de setembro (Foto: Divulgação)

Rio Pardo – Um importante passo para o município será dado na próxima quarta-feira, 9 de setembro. A data marca a entrega do certificado que oficializa a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O reconhecimento será feito pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Cunha Fialho, ao prefeito Fernando Henrique Schwanke. A solenidade ocorrerá às 8h30 no gabinete do prefeito, localizado na Rua General Andrade Neves, 324.

O município se destaca por seu empenho em promover o desenvolvimento econômico a partir das micro e pequenas empresas. O técnico de políticas públicas da Regional Vale do Taquari e Rio Pardo do SEBRAE/RS, Alexandre Schmitt, conta que a cidade já aplica licitações exclusivas para os pequenos negócios e empenha 83% de seus recursos para os empreendimentos desse segmento. “Também consegue liberar alvarás em menos de cinco dias para as MPEs e definiu atividade e graus de risco”, informa.

Para o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio de Rio Pardo, Adolfo Henrique Bayan de Menezes, mais importante do que a lei é a aplicação efetiva e os benefícios que ela pode proporcionar para a econômica da região. “O próximo passo é apoiar a qualificação dos empresários para participar de licitações, juntamente com o SEBRAE/RS”, antecipa. Nesse sentido, a prefeitura deve promover cursos de capacitação e convidar inicialmente cerca de 80 micro e pequenas empresas que já participaram de concorrências públicas do município. “A ideia é ampliar cada vez mais o alcance, porque sabemos a importância de fomentar os pequenos”, ressalta o secretário.

Rio Pardo tem uma população de 37.395 pessoas. São 1.539 empresas no município, sendo 698 Microempreendedores Individuais (MEIs), 634 microempresas e 81 empreendimentos de pequeno porte. Ou seja, 91,80% dos empreendimentos da cidade são MPEs.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 201 cidades gaúchas, sendo 29 em 2015. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha