Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Rio Grande do Sul tem sete finalistas em premiação nacional da qualidade

24/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Vencedoras do Prêmio MPE Brasil serão reveladas nesta quarta-feira, 25 de março, em Brasília

Da Redação

Cerimônia será realizada em Brasília (Foto: SEBRAE/RS)

O mais importante prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas do País será concedido na quarta-feira, 25 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O Prêmio MPE Brasil é uma realização do Movimento Brasil Competitivo, SEBRAE e Gerdau. Nesta edição, sete empresas gaúchas, de diversas regiões do Estado, estão na disputa pelo reconhecimento nacional, em avaliação pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A gestora do MPE Brasil pelo SEBRAE/RS, Roseli Martins da Rosa, destaca que o prêmio promove a qualidade e a produtividade das MPEs brasileiras, ao disseminar conceitos de gestão, por meio de reconhecimento no Estado e no País. “As empresas são reconhecidas nas categorias agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, serviços de saúde, serviços de tecnologia de informação e serviços”, enumera. As concorrentes também podem optar por disputar as categorias de “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social” e “Destaque de Inovação”. No ano passado, 4.334 empresas gaúchas se inscreveram ao prêmio. Todas as participantes que preencheram o questionário na inscrição também receberam uma avaliação de sua gestão e ficaram mais preparadas para conquistar seus objetivos.

Entre as vencedoras estaduais, a Enttry Sotwares, de Caxias do Sul, se destacou na Categoria Serviços de TI. A empresa foi criada em 1996 e atua em gerenciamento de impressão e automação de processos. Seu planejamento estratégico está disponível nas redes sociais e é reforçado junto aos colaboradores todas as semanas. A Enttry criou um grupo de discussão com participação de todos os colaboradores e parceiros e cada ideia é colocada em uma planilha para ser avaliada pelos próprios funcionários quanto ao potencial de aplicação. No ano passado, a empresa começou a quantificar a satisfação dos clientes por meio de uma avaliação semanal, que gera atualização automática dos softwares. A consciência ambiental e social também é destaque em ações de uso racional de papel e treinamentos em impressão gerenciada oferecidos para a comunidade.

Na categoria Serviço de Turismo/Responsabilidade Social, a vencedora gaúcha é o Hotel Bangalôs da Serra, de Gramado. O compromisso socioambiental faz a diferença nesse empreendimento com ações que vão da compostagem do lixo a projetos como Plante sua árvore, que estimula os hóspedes a fazerem sua ação ambiental e compensarem o carbono da viagem. A comunidade local é apoiada por meio do Espaço Artesanato Gramadense. Os funcionários também têm espaço, com medidas como o Sistema do Pontinho, que leva à participação mensal no faturamento do hotel. A empresa contou ainda com o Programa Agentes Locais de Inovação, promovido pelo SEBRAE/RS e pelo CNPQ, para desenvolver seu plano de marketing e seu plano de negócios. Com plano de metas e indicadores para as principais estratégias do negócio, o hotel é regido pela certificação ISO 15401, que regula os sistemas de gestão de sustentabilidade em meios de hospedagem.

O Roveda Hotéis, de Santa Maria, também disputa a categoria turismo. A empresa dispobiliza um check list com os procedimentos de cada função para todos os funcionários. É o Procedimento Operacional Padrão (POP). Para cuidar da gestão, investe em treinamentos, cursos do SEBRAE/RS, feiras e visitas internacionais. Seus clientes são divididos em três categorias: normais, viajantes e VIP’s e, desde 1990, concede descontos conforme a fidelidade. Fez ações para promover o uso mais racional da energia, como troca de condicionadores de ar e substituição de secadores e chuveiro, e mantém o compromisso de responder às solicitações dos clientes em redes sociais em até 24 horas.

Na área de educação, o destaque estadual foi a Infoserv Treinamento, de Bento Gonçalves. A escola nasceu em 2001, comprometida com as boas práticas de gestão. Laboratórios com equipamentos de última geração e profissionais especializados compõem a estrutura do empreendimento. A missão e a história do negócio são repassadas aos novos colaboradores. Realiza reuniões periódicas para repassar indicadores e metas para coordenadores e equipes. Também trabalham na fidelização dos alunos e retenção de ex-alunos. Entre as ações sociais, a Inforserv desenvolve um trabalho com jovens em relação ao uso do Facebook, movimentos sociais e pactos perigos de grupos em diversas escolas.

A Lics Super Água concorre na categoria Indústria/Inovação/Responsabilidade Social. É a maior empresa privada do sul do País especializada no tratamento microbiológico de água e saneamento ambiental. Fundada em 2002, em Selbach, a Lics desenvolve tecnologias para aprimorar seus próprios equipamentos, reduzir custos de manutenção e melhorar seu desempenho. A empresa detém a certificação ISO 9001 e também a SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade. Seu planejamento estratégico é revisado anualmente e possui 10 projetos para implementação das estratégias da empresa. A Lics cuida também do destino de resíduos, como embalagens, que recebem descarte e reciclagem adequados e seu principal produto, o Gutwasser é fabricado com matéria-prima 100% reciclável.

A Lycos Equipamentos, de Caxias do Sul, é especializada em soluções para melhorar a ergonomia, a produtividade e a capacidade de inovação de outras empresas. Vencedora na categoria Indústria, recebeu por três anos consecutivos o certificado de Destaque Ambiental da prefeitura de Caxias. Acompanha o desempenho dos colaboradores por meio de metas dos setores e realiza reuniões e apurações trimestrais de resultados. Realiza pesquisas de satisfação semestrais com clientes e colaboradores. Promove ainda o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Gerados nos Processos Produtivos da Lycos”, com um fluxograma que acompanha os resíduos da empresa.

A loja Paty’s, de Santa Clara do Sul, disputa a premiação nacional na categoria comércio. Com mais de 20 anos de existência, a empresa desenvolve 10 tipos de soluções em imagem pessoal para clientes do sexo feminino. O visual é desenvolvido de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, a partir de uma pesquisa que considera o estilo de vida, o formato do rosto e do cabelo e a imagem que pretende transmitir. O serviço de consultoria de moda é único e exclusivo na região. A empresa participa do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e de projetos do SEBRAE/RS. As colaboradoras são incentivadas a buscar soluções inovadoras por meio de um formulário de apresentação de ideia e projetos. Entre as ações socioambientais destacam-se campanhas de substituição de sacolas plásticas, arrecadação de agasalhos e alimentos para lar de idosos e distribuição de sementes.

Assista a cerimônia de premiação ao vivo on-line no site: www.aovivosebrae.com.br/premiompe

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios