Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Rio Grande do Sul sedia 6º Encontro Nacional PISA

16/08/13

Da Redação

COMPARTILHE

Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários é realizado em mais de 500 propriedades rurais gaúchas

Da Redação

Dia de Campo realizado em 2012 reuniu mais de um mil produtores rurais (Foto: SEBRAE/RS)

São Miguel das Missões – O Rio Grande do Sul irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, o Encontro Nacional do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários – PISA. A 6ª edição do evento ocorrerá em São Miguel das Missões, no Tenondé Park Hotel (rua São Miguel, 664), no dia 20 de agosto. O Encontro PISA é uma iniciativa do programa Juntos para Competir, desenvolvido no Estado pelo SEBRAE/RS, SENAR-RS e FARSUL, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná e do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento SEBRAE: 0800 570 0800.

Segundo o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, o objetivo do programa PISA é contribuir com a consolidação dos princípios da produção integrada. “Atualmente temos 575 propriedades sendo capacitadas para uma gestão eficiente, redução dos custos, aumento da produtividade, diminuição dos impactos ambientais, entre outros objetivos”, enumera. Na edição passada do evento, o grande diferencial foi a riqueza do debate técnico: pesquisadores e produtores conseguiram evoluir em todos os assuntos propostos a partir dos temas abordados pelos palestrantes. “Para este ano, a expectativa é grande. Esperamos que o 6º Encontro PISA seja um fórum de discussões ainda mais produtivo”, acrescenta Koch.

Este ano, segundo o gerente do Setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, a proposta do evento é avançar em algumas questões que permeiam as ações do PISA como “o aumento dos índices de produtividade, sustentação financeira, produção responsável, adoção de tecnologia, técnicas conservacionistas e inclusão social, de forma a delinear os próximos passos da iniciativa”. Kessler destaca, ainda, a programação do encontro em que estarão reunidos renomados palestrantes para debater e evoluir em temas como sustentabilidade na propriedade rural e sucessão familiar. “Serão palestras curtas com foco em resultados”. O técnico do Setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS Roberto Grecellé reforça a importância de discutir e trabalhar a temática sucessão familiar na empresa rural. “Com a intenção de fixar o homem no campo ao longo das gerações, temos a responsabilidade de debater e promover a sucessão familiar de fato. Nosso objetivo é dar suporte e capacitar os empreendedores do campo para esse sensível tema familiar”.

Dia de Campo na Granja Ortiz

No dia 21 de agosto será realizado Dia de Campo na Granja Ortiz, localizada na divisa dos municípios de São Nicolau e Pirapó. A propriedade, cujo produto final é o leite, é pioneira no Estado a participar do PISA, iniciado como piloto em 2007. “Os resultados ambientais, econômicos, produtivos e sociais obtidos até agora pela Granja Ortiz servem de exemplo para as demais propriedades rurais que foram inseridas na iniciativa”, afirma Roberto Grecellé. No local, mais de mil empreendedores poderão verificar aspectos como manejo intensivo de pastagens e de ordenha, planejamento aplicado à empresa rural e sucessão familiar. O Dia de Campo é promovido pelo comitê técnico gestor do Projeto PISA Missões e conta com o apoio do programa Juntos para Competir.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing