Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

RS ganha roteiro turístico exclusivo de produtos orgânicos

18/10/16

Da Redação

COMPARTILHE

Lançamento será nesta terça-feira, 18 de outubro, às 18 horas, no Sítio Crescer, em Garibaldi

Da redação

Destino contempla espaços que cultivam e revendem produtos orgânicos (Foto: Divulgação)

Garibaldi – O caminho da sustentabilidade está traçado. A rota turística Via Orgânica, de Garibaldi, será inaugurada nesta terça-feira, 18 de outubro, às 18 horas, no Sítio Crescer, uma das propriedades que compõe o roteiro. O espaço está localizado na Rua Buarque de Macedo, 5743, em Garibaldi.

A iniciativa de criar um destino turístico específico de espaços que cultivem e revendam produtos orgânicos une o SEBRAE/RS e a Secretaria de Turismo de Garibaldi. “Ao desenvolver um projeto na comunidade, identificamos esse potencial dos empresários, em uma temática comum a todos os participantes: os orgânicos”, conta o gestor de projetos do SEBRAE/RS Emerson Bittencourt. Esta será uma das primeiras rotas de turismo rural do Brasil em propriedades certificadas com culturas orgânicas. “Na visita, o turista terá experiências relacionadas à origem dos alimentos, sustentabilidade e alimentação saudável, aliados à excelente gastronomia e aos encantos do turismo rural”, observa o gestor.

Ao todo, dez propriedades rurais e restaurantes se uniram com o propósito de valorizar o cultivo orgânico e de abrir seus espaços para receber turistas: Arte da Vinha, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Econatura, Família Boroto, Família Marini, Morro São Francisco, Sabor Ecológico, Sítio Crescer, Sítio do Celo e Valle Rústico. “O turismo rural e a sustentabilidade andam juntos neste novo roteiro”, destaca Bittencourt.

Conheça os espaços da rota Via Orgânica Garibaldi:

  • Arte da Vinha – produz vinhos naturais com métodos de vinificação ancestral. A visita em uma cave de porão inclui degustação e explanação sobre a produção natural, biodinâmica e o método ancestral, feito em uma ânfora. Rua Dante Grossi, 643 – Centro. Agendamentos pelo email: edu.zenker@yahoo.com.br
  • Cooperativa Vinícola Garibaldi – na lista dos cem melhores vinhos do mundo leva os visitantes para o complexo turístico e suas práticas sustentáveis, além do processo enológico e a história de Garibaldi por trás da cooperativa. Avenida Independência, 845. Contato: (54) 3463-8104.
  • Econatura – construída com materiais de reuso, a “ecofábrica” produz suco de uva, vinagre de vinho tinto, balsâmico, farinha de semente e de casca de uva e óleo de semente de uva, todos orgânicos. Linha São Luis do Araripe. Visitas técnicas para grupos: (54) 3462-1074.
  • Família Boroto – produz espumantes orgânicos e chocolates. Além de degustar os produtos, o visitante poderá fazer um passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção de espumantes. Também é oferecido um passeio a grutas e capitéis, próximos da propriedade. Linha Presidente Soares. Contatos para agendamento: (54) 3464-7904 ou (54) 9611-9435.
  • Família Mariani – no antigo casarão, transformado em museu, contam-se histórias da família que se dedicou a videiras centenárias e produção orgânica. É possível fazer um passeio de trator e colher frutas e temperos da época. Linha Marcílio Dias. Contatos para agendamento: (54) 9999-9752 e (54) 9177-3688.
  • Morro São Francisco – oferece café colonial ao ar livre com pães, geleias, sucos e outras delícias preparadas pela família. Possui trilhas e a opção de passeios pelas videiras, além de visitas às cachoeiras nos arredores da propriedade. Linha Araújo. Contatos para agendamento: (54) 9702-2969 e (54) 3463-1409.
  • Sabor Ecológico – loja especializada em produtos naturais e orgânicos, com hortaliças, frutas, sucos, molhos, farinhas e grãos. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários. Rua João Pessoa, 388. Telefone: (54) 3462-7166.
  • Sítio Crescer – a menos de cinco quilômetros do centro, produz hortaliças, temperos e frutas orgânicas. Possui hostel, em uma construção sustentável. Oferece local para eventos, açudes para lazer e pesca, passeio entre cascatas. Serve refeições caseiras mediante agendamento. Rua Buarque de Macedo, 5743. Contato: (54) 8145-0037.
  • Sítio do Celo – possui plantas nativas e exóticas e produz frutas, que podem ser degustadas ou adquiridas. O espaço tem animais de raças pouco conhecidas, como as ovelhas da raça Santa Inês. Também tem trilha e riacho e oferece degustação de caldo de cana feito na hora. Linha Silveira Martins, Boa Vista do Sul. Contatos para agendamento: (54) 3462-1346 e (54) 9978-8798.
  • Valle Rústico – coordenado pelo chef Rodrigo Bellora, com conceito de enogastronomia e ecogastronomia, oferece refeições harmonizadas com vinhos e espumante. Visita à horta orgânica. A empresa também atua com entrega de cestas de orgânicos em casa, food truck e oficinas gastronômicas. Via Marciliano Dias – 15 da Graciema – Vale dos Vinhedos. Contatos: (54) 3067-1163 e (54) 8123-0080.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Pitch no carro

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing