Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

REDESIM é lançada em Bento Gonçalves

25/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município oficializa, nesta quinta-feira, 26 de novembro, às 10h, a adesão ao sistema que agiliza e desburocratiza a abertura de empresas

Da Redação

Bento Gonçalves oficializará sua adesão à Redesim em 26 de Novembro (Foto: Divulgação)

Bento Gonçalves – Uma nova ferramenta vai impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. É a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), que terá cerimônia de lançamento nesta quinta-feira, 26 de novembro, às 10h, na Prefeitura Municipal (Rua Marechal Deodoro, 70).

Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. A solenidade contará com a presença do prefeito Guilherme Rech Pasin; do presidente da Junta Comercial, Paulo Roberto Kopschina, e do gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues.

O gestor de políticas públicas do SEBRAE/RS na Serra Gaúcha, Alexandre Schmitt, destaca os benefícios da integração à REDESIM. “Os processos passam a ser centralizados em um único local e os empresários ganham agilidade e simplificação para a abertura de empresas, que passa a ser realizada em até cinco dias, nos casos de negócios de baixo risco”, informa.

Para o secretário de desenvolvimento econômico, Sílvio Bertolini Pasin, o lançamento vem em boa hora. “Bento Gonçalves tem se destacado pelo alto índice de aberturas de novas empresas. Somente nos primeiros dez meses deste ano foram mais de 1,5 mil novos negócios oficializados”, comemora. Esse panorama de empreendedorismo levou o poder público a buscar novas práticas de gestão, privilegiando a rapidez e a desburocratização. “A REDESIM foi um dos mecanismos escolhidos para o aumento de novos investimentos em nossa comunidade, gerando empregos e renda”, observa Pasin.

Cidades como Santa Rosa, Ijuí, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Vacaria, Getúlio Vargas, Frederico Westphalen e Bento Gonçalves também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 municípios até o final do ano.

A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae