Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Rede que promove tecnologia e inovação para o setor calçadista se reúne em Porto Alegre

25/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Encontro ocorre no dia 28 de setembro na sede do SEBRAE/RS

Da Redação

Encontro será na Sede do SEBRAE/RS, em Porto Alegre (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – Os fabricantes de calçados encontraram um caminho para o desenvolvimento. É a Rede de Serviços Tecnológicos, um projeto desenvolvido em parceria entre o SEBRAE, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Mache (Cosmob), da Itália. As principais instituições participantes, centros tecnológicos e lideranças do setor calçadista estarão reunidos na próxima segunda-feira, 28 de setembro, a partir das 14 horas, na sede do SEBRAE/RS em Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 555).

O coordenador estadual do setor de moda do SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, conta que a iniciativa nasceu em 2013. “O foco no segmento de couro e calçados abrange três polos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraíba”, informa. O objetivo é mapear as demandas tecnológicas do setor e promover a interação com os centros tecnológicos para atender as necessidades das empresas e estimular a inovação e o crescimento.

No Rio Grande do Sul, 431 empreendimentos do setor coureiro-calçadista foram diagnosticados. Após, foi estabelecido um plano de ação para cada negócio. “Cerca de 300 empresas aderiram aos trabalhos efetivos para colocar em prática as ações para promover a melhoria e o de desenvolvimento dos negócios”, avisa Bruscato.

No encontro do próximo dia 28 serão definidas as estratégias para estimular a inovação tecnológica do setor. Além do SEBRAE Nacional e gestores do projeto dos três Estados participantes, estarão reunidos os centros tecnológicos que integram o RST. O Cosmob, da Itália, que é a referência para o projeto estará presente. Também integram os trabalhos o Instituto by Brasil, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), o Centro Tecnológico do Calçado Senai. Participam ainda da reunião representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios