Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Workshop sobre lideranças em Novo Hamburgo

10/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento para empresas do setor calçadista participantes do projeto será realizado no dia 14 de julho, às 19h, na Fenac

Da Redação

Evento é voltado para empresas coureiro-calçadistas (Foto: Divulgação Francal)

Novo Hamburgo – Um novo passo para a consolidação da Rede de Serviços Tecnológicos (RST) da indústria de calçados. O SEBRAE/RS realizará no dia 14 de julho, a partir das 19h, um workshop de lideranças para as empresas participantes. O evento ocorrerá no Centro de Eventos e Negócios – Fenac (Rua Araxá, 505 – Bairro Ideal), em Novo Hamburgo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 0800.570.0800 ou por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

A ação se insere no Projeto Rede de Serviços Tecnológicos para qualificar o setor. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a inovação e a cooperação na cadeia produtiva coureiro-calçadista, por meio de tecnologias internacionais do trabalho em rede. O RST conta com a parceria do SEBRAE Nacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Centro de Tecnologia de Qualidade do Setor de Móveis (COSMOB), da região de Marche, na Itália, bem como unidades do SEBRAE em cinco Estados.

O gestor do projeto RST pelo SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, conta que a iniciativa voltada para o setor de calçados integra o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraíba. “O projeto para o setor calçadista teve seu início em 2013. O primeiro passo foi mapear as potencialidades e as necessidades de inovação e tecnologia para o segmento, com a pesquisa em institutos tecnológicos e micro e pequenas empresas”, relata.

No Rio Grande do Sul, foram elencadas 1.700 empresas e o diagnóstico completo foi realizado em 431 fabricantes. Também foram mapeadas sete instituições tecnológicas que atuam fornecendo serviços ao setor calçadista. Para essas indústrias, foram identificadas necessidades de tecnologia, bem como potenciais entidades que poderiam oferecer as soluções identificadas. Senai CT Calçados, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Instituto By Brasil constituem algumas das instituições avaliadas. O Projeto RST opera em parceria com o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que busca atender as demandas do setor e o SEBRAETEC, que vem apoiando as soluções de inovação e tecnologia propostas para as companhias.

Atualmente, as organizações precisam mais do que produtos e serviços para alcançar um novo patamar e formar efetivamente a Rede de Serviços Tecnológicos. “Nada acontece sem o arcabouço da gestão bem montado”, observa Bruscato, do SEBRAE/RS. Com esse objetivo, o workshop de lideranças vai levar informação e capacitação aos representantes da indústria de calçados. “A ideia é alavancar a qualificação do setor, para que possam ser protagonistas da inovação e da atuação em rede”, resume o gestor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios