Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Qualidade da carne leva gaúchos em missão à Argentina

23/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Bovinocultores de corte buscarão conhecimento e experiências de sucesso através do Juntos para Competir

Da Redação

Viagem técnica começa hoje (Foto: Elias Eberhardt)

A produção de carne de qualidade e as semelhanças nas condições edafoclimáticas (planta-solo-clima) do Pampa do Rio Grande do Sul estão levando 35 empresários rurais das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul para a Argentina. Entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, os produtores participam de missão em propriedades rurais, frigorífico, instituição de pesquisa e de representação da classe pecuária em duas cidades daquele país: Concepcion Del Uruguay e Rosário. A iniciativa faz parte do Programa Juntos para Competir, impulsionado pela Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.

O primeiro dia de atividades do grupo será no INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), em Concepcion Del Uruguay. Já em Rosário, visitarão a Planta Faenadora (Frigorífico JBS Swif Argentina) e a empresa CONECAR – Fábrica de rações e confinamento. Na sociedade Rural de Rosário, os empreendedores participam de palestra sobre os diferentes sistemas de produção de carne bovina utilizados na Argentina. A última atividade é a visita à Estância La Marcela, propriedade com cria bovina intensiva, integração lavoura-pecuária e uso de manejo sustentável. “O roteiro de atividades que os produtores gaúchos participarão abrange toda a cadeia de bovinocultura de corte do país vizinho, uma referência mundial”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Segundo Koch, a pecuária no Rio Grande do Sul está voltada para produção em campo nativo e, por isso, encontra uma concorrência muito alta com a expansão dos plantios de soja na região, resultante dos altos preços do grão. “Através desta missão, estamos estimulando a troca de experiências e de conhecimentos nas áreas de tecnologia de produção, comercialização e associativismo”, afirma.

O técnico do Sebrae/RS na região da Campanha e Fronteira Oeste, Tauê Hamm, complementa: “o segmento da pecuária de corte gaúcha necessita melhorar a competitividade dos produtores, através do aumento dos indicadores de produtividade, valorizar a carne e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da atividade”. Para isso, de acordo com Hamm, além das missões internacionais – em 2011 foi realizada ação semelhante ao Uruguai – os produtores participam de capacitações gerenciais, fomento ao associativismo e consultorias tecnológicas que são realizadas diretamente nas propriedades rurais.

A missão à Argentina integra produtores dos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Bagé, Caçapava do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Pedro Osório, e outros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha