Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Qualidade da carne leva gaúchos em missão à Argentina

23/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Bovinocultores de corte buscarão conhecimento e experiências de sucesso através do Juntos para Competir

Da Redação

Viagem técnica começa hoje (Foto: Elias Eberhardt)

A produção de carne de qualidade e as semelhanças nas condições edafoclimáticas (planta-solo-clima) do Pampa do Rio Grande do Sul estão levando 35 empresários rurais das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul para a Argentina. Entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, os produtores participam de missão em propriedades rurais, frigorífico, instituição de pesquisa e de representação da classe pecuária em duas cidades daquele país: Concepcion Del Uruguay e Rosário. A iniciativa faz parte do Programa Juntos para Competir, impulsionado pela Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.

O primeiro dia de atividades do grupo será no INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), em Concepcion Del Uruguay. Já em Rosário, visitarão a Planta Faenadora (Frigorífico JBS Swif Argentina) e a empresa CONECAR – Fábrica de rações e confinamento. Na sociedade Rural de Rosário, os empreendedores participam de palestra sobre os diferentes sistemas de produção de carne bovina utilizados na Argentina. A última atividade é a visita à Estância La Marcela, propriedade com cria bovina intensiva, integração lavoura-pecuária e uso de manejo sustentável. “O roteiro de atividades que os produtores gaúchos participarão abrange toda a cadeia de bovinocultura de corte do país vizinho, uma referência mundial”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Segundo Koch, a pecuária no Rio Grande do Sul está voltada para produção em campo nativo e, por isso, encontra uma concorrência muito alta com a expansão dos plantios de soja na região, resultante dos altos preços do grão. “Através desta missão, estamos estimulando a troca de experiências e de conhecimentos nas áreas de tecnologia de produção, comercialização e associativismo”, afirma.

O técnico do Sebrae/RS na região da Campanha e Fronteira Oeste, Tauê Hamm, complementa: “o segmento da pecuária de corte gaúcha necessita melhorar a competitividade dos produtores, através do aumento dos indicadores de produtividade, valorizar a carne e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da atividade”. Para isso, de acordo com Hamm, além das missões internacionais – em 2011 foi realizada ação semelhante ao Uruguai – os produtores participam de capacitações gerenciais, fomento ao associativismo e consultorias tecnológicas que são realizadas diretamente nas propriedades rurais.

A missão à Argentina integra produtores dos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Bagé, Caçapava do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Pedro Osório, e outros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Pitch no carro

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing