Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto Senhor Orientador dará suporte a pequenos negócios no acesso a Crédito

Da Redação -

15/03/17

Da Redação

COMPARTILHE
Presidente do Sebrae durante o lançamento do Senhor Orientador (Foto: Charles Damasceno)

Presidente do Sebrae durante o lançamento do Senhor Orientador (Foto: Charles Damasceno)

Para apoiar as micro e pequenas empresas neste momento de retomada da economia, profissionais experientes no mercado de concessão de crédito vão avaliar a capacidade de endividamento dos pequenos negócios e orientar os empresários na obtenção de capital de giro. Os 310 consultores, selecionados pelo SEBRAE entre aposentados de instituições bancárias, atuarão em todo o país. Lançado nesta quarta-feira (15), pelo SEBRAE e pelo Banco do Brasil, o projeto Senhor Orientador visa simplificar a concessão de crédito, além de proporcionar o retorno destes profissionais para o mercado de trabalho. A expectativa é que 36 mil micro e pequenas empresas sejam atendidas até o final do ano. No Rio Grande do Sul, as três regiões contempladas pelo programa, nesse momento, são: Região Metropolitana, Vale dos Sinos e Serra Gaúcha.

“O crédito pode ser a salvação de uma empresa. É preciso saber, contudo, usar conscientemente os recursos de terceiros e melhorar a gestão financeira da empresa para reduzir as chances de inadimplência. Obter crédito é uma operação complicada que envolve riscos, que precisam ser calculados. Ter consultores experientes do lado faz a diferença nesse processo”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

O Senhor Orientador dará início à fase de operação do Programa “Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito”, convênio assinado em janeiro entre o Sebrae, o Governo Federal e o BB com o objetivo de simplificar a gestão de micro e pequenas empresas e orientar o financiamento a empresários. “Acreditamos na força das micro e pequenas empresas neste momento de retomada da economia do país. O trabalho dos consultores certamente vai reforçar a atuação especializada do BB no atendimento às MPE”, afirma o presidente do BB, Paulo Caffarelli.

Ao todo, quase 1,5 mil interessados se inscreveram para trabalhar como consultor de crédito do Sebrae. Participaram do processo aposentados do sistema bancário, com mais de 60 anos e, no mínimo, 10 anos de experiência em análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica. Os candidatos passaram por uma seleção e, depois de habilitados, fizeram uma capacitação on-line.

Dividido em três módulos, o curso abordou a missão e o planejamento do Sebrae, as características próprias e definidoras das micro e pequenas empresas, as linhas de financiamento do BB que serão oferecidas e a ferramenta de trabalho de campo que será utilizada na consultoria.

Como funciona

O empresário interessado deve procurar a unidade do SEBRAE das regiões contempladas no programa para realizar um diagnóstico, que identificará a necessidade de crédito. Sendo apontado, será encaminhado a um dos consultores credenciados no Senhor Orientador para realizar a consultoria de orientação ao crédito. Cada consultor poderá atender até 210 empresas. Os selecionados firmarão contrato com o SEBRAE até dezembro de 2018.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação