Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto Qualimundi Metalmecânico e Automotivo da Serra gaúcha realiza primeira reunião

20/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Cronograma e detalhamento das ações a serem feitas nos próximos dois anos foi apresentado no dia 15 de abril, em Caxias do Sul

Da Redação

Grupo conheceu o cronograma detalhado de trabalho no dia 15 de abril (Foto: SEBRAE/RS)

Caxias do Sul – A primeira reunião de pequenas indústrias da cadeia produtiva metalmecânica e automotiva, integrantes do projeto Qualimundi 2015, na regional Serra do SEBRAE/RS, reuniu as 22 empresas participantes. Durante o encontro, os representantes e empresários que compareceram tiveram a apresentação do cronograma completo de trabalho e o detalhamento das ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos do programa, que é uma parceria entre o SEBRAE/RS e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Integradas pelo objetivo comum de aprimorar os negócios com viés de internacionalização, as empresas possuem um perfil semelhante e estão dispostas a planejar crescimento em exportações e melhorias de gestão.

Conforme o gestor do projeto no SEBRAE/RS, Aldoir de Morais, a maioria dos participantes já teve ou tem alguma experiência de importação ou exportação, porém sem continuidade no sentido de ser uma estratégia de crescimento. “O programa Qualimundi é justamente um trabalho de suporte para que as pequenas empresas incluam em seus planos de negócio e desenvolvimento as oportunidades internacionais, desde a qualificação para serem organizações de classe mundial até a troca comercial propriamente dita com produtos de valor agregado e valorização de mercado”, explica.

Fazem parte do grupo 2015, pequenas indústrias das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. “Algumas são fornecedoras da cadeia produtiva metalmecânica geral, algumas são focadas no segmento automotivo e algumas são prestadoras de serviços de automação industrial, por exemplo”, complementa o gestor. Durante o evento, houve também apresentação de depoimentos de empresários que já estão em grupos anteriores do Qualimundi. “Acreditamos que a experiência exposta por quem já possui algum tipo de resultado é uma forma de motivar os novos integrantes do trabalho. Os desafios são enormes diante da realidade de um cenário bem diferente em 2015, com moeda brasileira desvalorizada e ajuste fiscal intenso no mercado nacional”, complementa Morais.

Entre os participantes está a MetalZanella, de Caxias do Sul, uma empresa familiar com 30 anos de experiência. Fabrica utensílios de cozinha em aço inox e esmaltados, tendo já uma linha completa dividida nas áreas de bazar, baby e gastronomia. “Temos clientes em o território nacional. A expectativa com a participação do Qualimundi e os serviços do SEBRAE/RS é de poder, ao final dos

dois anos do projeto, estar exportando para América Latina e África do Sul”, comenta Andrigo Zanella, diretor da empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae