Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

PISA implementa produção leiteira em Travesseiro

12/12/12

Da Redação

COMPARTILHE

Superintendente Léo Hainzenreder acompanhou o Dia de Campo junto aos produtores do município

Da Redação
Projeto já está previsto para ser realizado em até 2015 (Foto: Sebrae/RS)
Travesseiro – Mesmo com a forte chuva que caiu sobre Travesseiro, município da Região do Vale do Taquari e Rio Pardo, nesta quarta-feira (12/12), o grupo de 20 produtores que integram o Projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) na cidade, participaram com muita alegria do seu 3º Dia de Campo. Reunidos na propriedade do produtor rural Alexandre Becker, que fica na Picada  Felipe Essig, eles relataram as melhorias na produção leiteira local para o superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, ao vice-prefeito municipal, Sérgio Nied, e aos gerentes do Sebrae/RS, Liane Klein, da Regional Vale do Taquari e Rio Pardo, e João Paulo Kessler, do Agronegócio. 
 
O PISA em Travesseiro é uma iniciativa do Programa Juntos para Competir, parceria do Sebrae/RS, Farsul e Senar/RS. O projeto busca o aporte de técnicas modernas de produção de leite, que resultam em um aumento de produtividade e redução de custos, aliados a práticas que levam a uma redução na carga de trabalho e ações sustentáveis de conservação do solo. 
 
Impressionado com o que pode observar na conversa com os produtores, o superintendente Léo Hainzenreder destacou que esta ação em Travesseiro prioriza a evolução das propriedades através da difusão de tecnologia e boas práticas de gestão em sistemas de produção de leite. “Buscamos multiplicar resultados para ter uma produção sustentável com a realização de cursos de capacitação, visitas técnicas com levantamentos nas propriedades e dias de campo”, ressalta. As visitas às propriedades servem para observar manejo, sanidade e reprodução dos rebanhos. Hainzenreder pontuou, também, “que ver o sorriso no rosto destas pessoas que buscam sua subsistência na lida campeira e conseguem ver suas propriedades crescerem é motivo de grande alegria para nós do Sebrae/RS”. 
 
O vice-prefeito de Travesseiro, Sérgio Nied, lembrou que os produtores que integram o grupo no PISA obtiveram, de forma geral, uma redução nos custos com aumento de produção, “o que resultou em um aumento significativo da sua lucratividade, cerca de 20%”. 
 
No encontro desta quarta-feira os parceiros também contratualizaram o projeto para o período de 2013 a 2015. A iniciativa será expandida, devendo atender 80 produtores de Travesseiro, Arroio do Meio e Arvorezinha. A meta da ação é elevar em 30% a produção das propriedades participantes até dezembro de 2015 e reduzir em 15% os custos de produção no mesmo período.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios