Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto piloto do SEBRAE/RS irá difundir a prática do lean manufacturing

22/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa que estimula a produtividade vai contemplar 30 empresários de Caxias do Sul até o final de 2016

Da Redação

Lean manufacturing para as pesquenas empresas (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Técnicas adequadas para otimizar a produtividade são fundamentais para uma empresa. A prática, bastante difundida em grandes corporações, começa a ser estimulada entre as pequenas empresas. O SEBRAE/RS iniciou, de forma piloto, o Projeto Lean Manufacturing, que irá auxiliar 30 empresários de Caxias do Sul, até novembro de 2016, a implantar ferramentas direcionadas para os seus processos de produção.

O lean manufacturing, ou, em tradução livre, manufatura enxuta, consiste em um sistema de aplicação de diversas ferramentas produtivas, entre elas o mapeamento de fluxo de valor, troca rápida de ferramentas e o 5S, para eliminar o que não agrega valor e tornar as empresas mais rápidas e competitivas. O técnico da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Taisson Toigo, conta que a iniciativa nasceu de forma experimental. “Esse sistema já é aplicado em grandes empresas com bom resultado. Achamos que seria importante inseri-lo, também, nas empresas de pequeno porte. Iremos atuar minimizando o desperdício dos processos produtivos por meio de capacitações até o final de 2016”, disse.

As ações já estão em andamento. O grupo de industriais participou de um curso de 5S, que consiste em uma metodologia de qualidade total com foco em utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina; oficina de introdução ao lean manufacturing; oficina de ação para solução de problemas e oficina de gestão visual. “Faremos visitas técnicas em empresas que já aplicaram a metodologia, e também encontros de boas práticas”, conta Toigo.

Para detalhar a iniciativa, o técnico exemplifica. “Os custos são calculados na fase de projeto de um produto, por exemplo. Com base nisso, um engenheiro poderá indicar materiais e processos adequados, reduzindo riscos e investimento”. As palavras-chave da metodologia são flexibilidade e agilidade, ou seja, atitudes que possam detectar o melhor caminho a seguir. “Esperamos como resultado que eles possam melhorar ou até redesenhar seus processos produtivos, resultando em maior ganho de produtividade”, finaliza Toigo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS