Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto Negócio a Negócio cresce de importância

30/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

No encontro estadual realizado em Porto Alegre, atração foi a palestra do rapper e escritor carioca MV Bill

Da Redação

Rapper e escritor carioca MV Bill foi atração do encontro estadual (Foto: João Alves)Porto Alegre – Na abertura do 2º Encontro Estadual do Projeto Negócio a Negócio, realizado neste domingo, dia 30, durante a Feira do Empreendedor RS, em Porto Alegre, o diretor Técnico do Sebrae/RS, Marco Kappel Ribeiro, falou que a relevância desta iniciativa será ainda maior em 2013. Segundo ele, “no próximo ano o Rio Grande do Sul será o único estado que seguirá trabalhando o projeto em parceria com as instituições de ensino superior, fato que comprova o acerto do nosso plano de ação, mas amplia a nossa responsabilidade”.

Kappel saudou as universidades parcerias, Faccat, Feevale, Fadergs, PUC, FURG, Urcamp, UFSM, URI, UPF, Unijuí, UCS e Univates, destacando que “o Negócio a Negócio tem uma importância fundamental na nossa estratégia de atendimento”. Ele lembrou que o trabalho de ir até as empresas é um grande sucesso. “Neste ano, até setembro, temos 37 mil empresas atendidas de forma presencial e 100 mil atendimentos realizados”, afirmou, dirigindo-se aos estudantes, cerca de 200, participantes do Encontro.

Empreendedorismo nas periferias

A primeira parte do encontro teve a realização de um quis show com o consultor do Sebrae/RS, Claudio Forner, mobilizando os acadêmicos e as universidades presentes. Em seguida, o rapper e escritor carioca MV Bill ministrou a palestra “Empreendedorismo nas Periferias”.

MV Bill falou sobre as oportunidades de negócios nas favelas e periferias. “Instituições como o Sebrae, que levam informação e orientação às comunidades, precisam marcar presença nas favelas brasileiras. Temos que trabalhar juntos para levar cidadania, oportunidade e autoestima à população menos favorecida”, afirmou.

O rapper lembrou, ainda, que a melhor forma de ascenção social é pela educação. “É necessário também modernizar o ensino, porque do outro lado do muro está o funk com muita pornografia e as drogas, e o professor tem um papel importantíssimo na formação dos nossos jovens”.

Mv Bill é fundador da Central Única das Favelas (Cufa), organização que promove cursos profissionalizantes, além de ações no campo da cultura, esportes e cidadania em comunidades periféricas de 16 estados do Brasil. “Nós não somos a substituição da escola, mas achamos que é possível complementar o tempo do jovem com atividades educativas.” A Cufa tem como objetivo estimular a organização do discurso e das práticas dos moradores de favelas, bem como aproximar as visões dos dois universos, regiões de periferias e empresas, gerando assim oportunidades, negócios e cooperação mútua.

Durante o bate-papo, o rapper expôs também a dificuldade inicial da Cufa em tecer a rede com as escolas públicas, seja por receio dos educadores de sofrer represálias, ou pela falta de tempo fruto da pesada carga de trabalho dos docentes. Ele comentou ainda sobre os problemas da educação no Brasil e defendeu mais investimento público na área “para que o ensino de qualidade deixe de ser um artigo de luxo”.

Homenagem   A parte final do encontro foi marcada pela realização de homenagens aos coordenadores, supervisores e secretárias do Projeto Negócio a Negócio que atuam nas instituições de ensino superior.

O diretor Técnico do Sebrae/RS, Marco Kappel Ribeiro, a gerente de Atendimento Individual, Viviane Ferran, os gestores do projeto, Viviane Pinto e Thiago Melo, e o coordenador da ação na PUC, professor João Carlos Miranda, fizeram a entrega de placas aos distinguidos.

Kappel Ribeiro salientou que “dedicação, empenho e profissionalismo são as caraterísticas dos nossos homenageados”.


Receberam a homenagem do Sebrae/RS os seguintes profissionais:

Fadergs – Raphael Morales Cintra e Silva, Ana Carolina Francisco e Iracemar Correa Lopes;

Faccat – Sebasteão Zeno da Silva, João Carlos Bugs e Débora da Silva Rolim;

Feevale – Angelita Renck Gerhardt e Maria Del rosário Viscarras Arias;

Furg – Blanca Gamarra, Leonardo Pereira e Larissa da Costa;

PUCRS – Luiz Edgar Medeiros, Vicente Bastos Zanella, Lauro Arend, Maurício Schaidhauer, Leonel Cerutti, Ricardo Vital de Souza, Tássia Borges Silva e Janine Gonçalves;

UCS – João Vicente de Godolphim, Fábio Teixeira, Daiane Sirlei da Silva e Bruna Boff;

UFSM –  Luis Felipe Lopes, Gilnei de Moura, Flavia Scherer, Reizoli Bender Filho e Andressa dos Santos;

Unijuí – Stela Enderli, Anélia Steinbrenner, Marcos Paulo Griebeler e Juciele da Cruz da Silva;

Univates – Gabriel Braido, Estela Gausmann e Bruna Peccin;

UPF – Julcemar Zili, Nádia Bogoni, Rejane Duarte, Rosalvaro Ragnini, Valquíria Teloecken e Ângela Teston de Moraes;

Urcamp – João Henrique Costa, Afonso Zambrano Furtat, Andressa Hening e Ciro Campão

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

I Seminário Junta Digital será realizado em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing